Patativa do Assaré é tema de Roda de conversa no NAEC

quinta-feira | 03/03/2022
A conversa foi mediada pelo professor Stélio Torquato e contou com a presença do repentista Guilherme Nobre. Fotos: Levy Oliveira/PME

Patativa do Assaré foi o tema da roda de conversa ‘Desbravando Patativa’ realizada na noite desta quarta-feira (2), na Biblioteca Pública Patativa do Assaré, que funciona no Núcleo de Arte e Cultura Aloísio Bruno (NAEC). A roda de conversa contou com a presença de Geraldo Amâncio, poeta, violeiro, escritor e cantador cearense, mestre da Cultura reconhecido como Tesouro Vivo da Cultura pelo Governo do Estado do Ceará. A conversa foi mediada pelo professor Stélio Torquato e contou com a presença do público, do secretário da Cultura e Turismo de Eusébio, Tarcísio da Cultura, do repentista Guilherme Nobre e de Bruno Soares, responsável pela Biblioteca Pública Patativa do Assaré e organizador direto da roda de conversa.

Tarcísio destacou ter sido uma honra receber Geraldo Amâncio e convidados para falar especialmente sobre o maior poeta popular do Ceará que é o Patativa do Assaré. “Só temos a agradecer a visita do Geraldo Amâncio, do professor Stélio Torquato e do Guilherme Nobre que estão fazendo essa roda de conversa brilhante”.

Para Geraldo Amâncio, Patativa é o maior patrimônio cultural quando se trata da poesia popular. Já para o professor Stélio Torquato, Patativa era um homem de uma memória prodigiosa com capacidade de improviso incrível.

O Cantador e Poeta cearense Geraldo Amâncio incentiva as pessoas a não desistirem dos livros. “O pessoal hoje está muito ligado na internet, que é uma necessidade às vezes. Mas, não se deve esquecer o livro, ele é o caminho, é o que forma melhor, o que tem mais raiz, é que permanece. Talvez depois da internet, venham outras novidades. Mas, nada substitui o livro”, disse.

O prefeito Acilon Gonçalves louva a iniciativa de trazer para os mais jovens essa palestra que fala do maior poeta cearense dos últimos tempos, que tem uma obra universal e reconhecida fora dos muros do Ceará. “Termos nossa Biblioteca homenageando o Patativa demonstra nossa admiração e respeito por esse grande artista popular que tanto fez por nossa cultura”, disse.

Sobre os palestrantes:

Stélio Torquato Lima nasceu em Fortaleza, em 8 de outubro de 1966. É doutor em letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e professor de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa na Universidade Federal do Ceará (UFC), onde também coordena o Grupo de Estudos Literatura Popular (GELP). Em cordel, publicou a versão de 15 obras da literatura universal e também uma do romance Iracema, de José de Alencar. (Fonte: Folia de Letras Editora).

Geraldo Amâncio:  Poeta, Violeiro, Escritor e Cantador cearense, Mestre da Cultura reconhecido como Tesouro Vivo da Cultura pelo Governo do Estado do Ceará. É considerado um dos mais respeitados ícones da Cultura Popular Brasileira. Participou de vários festivais competitivos de cantoria, sendo vencedor em 150 festivais.