Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Prefeito Júnior participa de oficina sobre o Polo Tecnológico de Saúde de Eusébio

segunda-feira | 07/12/2015

O Prefeito Júnior participou nesta quarta-feira (25) da oficina "Modelos de Gestão para o Polo Industrial e Tecnológico da Saúde – Eusébio-CE", realizada pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), ao lado do Secretário de Desenvolvimento Econômico de Eusébio, Eilson Gurgel. O evento tem como objetivo definir orientações para a implantação do Polo Industrial e Tecnológico da Saúde (PITS) e elaborar diretrizes para a governança do projeto. O evento contou com a presença do presidente da Adece, Ferruccio Feitosa, além dos demais representantes de entidades envolvidas na implantação do PITS.

A oficina foi iniciada na terça-feira, e no primeiro dia contou com as presenças dos secretários estaduais de Saúde, Henrique Jorge Javi de Sousa; e de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda. O primeiro dia de oficina foi contemplado com a apresentação do PITS feita pelo diretor de Desenvolvimento Setorial da Adece, Carlo Ferrentini. Em seguida, os presentes assistiram a palestra "O Complexo Econômico e Industrial", proferida pelo assessor da Vice-Presidência da Fiocruz, Jorge Costa.

Nesta quarta-feira, a oficina foi finalizada com apresentações de "Modelos de Polos Tecnológicos", feitas pelo ex-diretor do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Maurício Guedes Pereira e pelo gerente do Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeiro Preto, Eduardo Ciccioni.

Diferente do Polo Tecnológico do Eusébio, que tem como âncora uma unidade de ensino e pesquisa – a Fiocruz e uma unidade de produção, o laboratório Biomanguinhos, os dois modelos surgiram a partir de universidades locais.

O Prefeito Júnior parabenizou as apresentações feitas pelos dois especialistas e destacou que o Eusébio está feliz com a implantação do Polo. “Estamos apoiando todas as iniciativas visando a implantação do Polo, inclusive conseguimos destravar a questão da desapropriação de terras para a construção da CE-010 que vai abraçar o Polo Tecnológico, ligado o mesmo ao Mucuripe e ao Porto do Pecém, pois renunciamos ao Fundo de Terras, que seria áreas que deveriam ser doadas à prefeitura por possíveis empreendimentos que devem se instalar naquela área”, disse.

O prefeito observou que, na sua visão, o Polo deve ser aberto e interagir com a comunidade do entorno. Ressalta que sua ideia, como gestor, é cada vez mais sejam agregados valores ao Polo. “Com esse modelo poderemos agregar valores também para outras regiões do município e dos municípios vizinhos. Queremos que desse Polo Tecnológico saiam grandes oportunidades”, disse. Para ele, é necessário se discutir um modelo de gestão para o Polo.

As ponderações do prefeito foram destacadas pelos presentes, que viram com bons olhos a parceria entre o Polo e a Prefeitura para a geração de conhecimento que possa contribuir para o desenvolvimento do município. O presidente da Adece, Ferrucio Feitosa disse que o Polo deve ganhar novos rumos para ir além da área delimitada atualmente.

"Tivemos a oportunidade de visitar obras do Polo na última sexta-feira (20), com governador Camilo Santana e o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha. Temos a tarefa de construir um modelo de gestão do empreendimento. Daí a importância de estarmos aqui debatendo e construindo. Meu desejo é que o Polo não fique restrito somente na área delimitada. A tendência é que ele vá além. O próprio governador já demandou que trabalhássemos com a possibilidade da ampliação", ressaltou Ferruccio Feitosa.