Prefeitura de Eusébio constrói Centro de Referência de Assistência Social no Jabuti

quinta-feira | 20/10/2022
O equipamento beneficiará a população do bairro Jabuti a ter acesso aos

O bairro do Jabuti vai ganhar um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O equipamento está sendo construído pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) e pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SEOSP), que elaborou o projeto, aprovou e está fiscalizando a obra. O CRAS fica na Rua Eduardo Sá, e terá uma área total construída de 217,59 m² em terreno de 1.021,15 m². Segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos, Ícaro de Almeida, o projeto também inclui um terreno livre de 457,14 m², onde que será utilizado para uma futura ampliação.

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro Jabuti, terá uma copa com depósito, uma sala de reunião, uma sala administrativa, um ambiente para recepção e espera e banheiros que seguirão as normas de acessibilidade NBR 9050 para banheiro PCD (Pessoa com Deficiência).

O CRAS oferece serviços de Assistência Social. Nesse equipamento o cidadão pode fazer seu Cadastro Único; receber orientação sobre os benefícios sociais; pedir apoio para resolver dificuldades de relacionamento e de cuidados com os filhos; fortalecer a convivência com a família e com a comunidade; ter acesso a serviços, benefícios e projetos de assistência social;  orientação sobre o que fazer em casos de violência doméstica  e sobre outros serviços públicos.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, o Centro de Referência de Assistência Social é a porta de entrada das famílias para a Política de Assistência Social e através dele o Poder Público pode garantir acesso aos direitos sociais das famílias e /ou indivíduos que estão em situação de vulnerabilidade e/ou risco social. “A equipe técnica do CRAS tem como função acolher, escutar, orientar, acompanhar e encaminhar as famílias para os serviços, programas e projetos ofertados pelo governo municipal com o objetivo de reduzir ou mesmo cessar situações de risco social e vulnerabilidades”, destaca.