Prefeitura de Eusébio realiza culminância do projeto ‘Vem Ler Comigo’

quinta-feira | 10/12/2015

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Educação, realizou nesta quarta-feira (9), a culminância do projeto “Vem Ler Comigo”, que reuniu mais de 2 mil pessoas no espaço anexo do Núcleo de Artes, Educação e Cultursa (Naec), que fica na Praça do Pólo de Lazer. O evento foi abrilhantado com apresentações culturais de cada uma das 29 escolas do ensino fundamental I e II que participam do projeto.

No local, foram montado stands onde as escolas puderam expor parte dos trabalhos produzidos pelos alunos durante o ano de 2015. Segundo a coordenadora do projeto, Liane Frota, foram seis meses de trabalho intenso neste ano, já que o projeto, por questões burocráticas, só pode ser iniciado em maio. “o projeto atinge 8.450 alunos do ensino Fundamental I e II. Eles receberam no início do projeto entre 5 a 8 livros. A cada mês, o aluno trabalhou com um ou dois livros do acervo com ajuda dos mediadores da leitura”, observa.

A solenidade foi aberta pelo coral da Escola Josefa Sá que entoou o Hino do Eusébio. Em seguida, a palavra ficou com a secretária de Educação do município, Ivonilde Santos, que saudou os presentes e afirmou que a festa é de todos que fazem a Educação no Eusébio, dos gestores, coordenadores, professores, mas principalmente dos alunos, que segundo ela, participaram de forma intensa do projeto realmente. “É gratificante ver a dedicação e a motivação deles ao ato da leitura e do estudo. Isso é a garantia que estamos no caminho certo. Parabéns a todos que fizeram esse projeto ser vitorioso”, observou.

O prefeito Júnior cumprimentou cada aluno presente, junto com os pais e professores da rede de ensino municipal. “Que energia maravilhosa passar em cada stand desses e ver a alegria das pessoas de participar da culminância de um projeto vencedor, o Vem Ler Comigo. Quando agente vê os resultados aparecer e a importância que isso faz em cada família, cada escola, temos a certeza do dever cumprido e alegria de fazer mais e melhor”, pontuou.

“Quero fazer um agradecimento especial a uma pessoa que tocou esse projeto dentro do nosso município, passando de escola e escola, dando os direcionamentos que precisavam ser dados. A você Liane Frota, os meus parabéns, cumpriu muito bem a missão que foi dada e agente fica muito orgulhoso disso. Quero dizer que só há um caminho para o sucesso e este caminho e através da educação”, asseverou o gestor. Além de Liane Frota a professora Andrea Freitas também está à frente do projeto.

“Quero finalizar minhas palavras e dizer que o município de Eusébio passou do 57º lugar entre as cidades de alto desenvolvimento do Brasil para o 17º lugar. Temos que ter orgulho, pois o índice Firjan, que vê emprego e renda, saúde e educação, coloca o Eusébio entre as 20 melhores cidades do País e a Educação contribuiu bastante para essa subida no ranking, por isso a Educação é nosso carro chefe, e sempre será”, concluiu.

Após a fala das autoridades, as escolas fizeram apresentações artísticas baseadas no conteúdo dos livros do projeto, através de peças teatrais, dança, poesia, músicas e outras expressões culturais. No final foi, entregue as premiações do I Concurso de Redação de Eusébio, com o tema: “Somos todos responsáveis na construção de um mundo melhor”, realizado pela disciplina Formação Humana e Cidadania.

O concurso, realizado em parceria com a Editoria Egeros, transcorreu nas modalidades poesia, memórias e crônica. As quatro redações vencedoras foram premiadas com tablets. Participaram da atividade também, o ex-prefeito Acilon Gonçalves, os secretários Léo Abreu (Cultura e Turismo), Goretti Martins (Esporte e Juventude) e Sebastião Abreu (Obras), o vereador Francisco França, representando o Poder Legislativo e a escritora Fabiana Guimarães, representando os autores dos livros estudados.