Prefeitura de Eusébio realiza matrícula de novatos nas Escolas Municipais

terça-feira | 05/01/2016

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduce) iniciou, nesta segunda-feira (4), a matrícula dos alunos novatos nas escolas da Rede Municipal de Ensino. O procedimento prossegue até esta quarta-feira (6). A Rede conta com 37 unidades, sendo seis Centros de Educação Infantil, uma Escola de Ensino Infantil, sete de Ensino Infantil e Fundamental e 23 de Ensino Fundamental. A meta é bater o número de alunos matriculados em 2015, que foi de 11.621 alunos.

Segundo a secretária de Educação, Ivonilde dos Santos, a prioridade será dada aos estudantes que moram em Eusébio. Os pais devem se dirigir às secretarias escolares das unidades mais próximas de suas residências, munidos com os documentos básicos: comprovante de endereço, certidão de nascimento, fotos 3X4, declaração da escola anterior ou o histórico escolar. As matrículas serão realizadas com base nas Diretrizes para o ano de 2016.

Neste ano, a Secretaria está realizando as matrículas considerando a decisão do Supremo Tribunal de Justiça no que se refere ao corte etário. Ela destaca que de acordo com essas diretrizes o número de alunos por turma ficará assim distribuído: Berçário (12 anos por turma); Infantil I, II e III (20 alunos); Infantil IV (25 alunos); Infantil V (30 alunos); Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano (35 alunos), Ensino Fundamental II – 6º ano (40 anos); do 7º ao 9º ano (45 alunos), Educação de Jovens e Adultos (20 alunos no mínimo).

Segundo a secretária, o corte etário não afetará às crianças que já estão regularmente matriculadas nas escolas de nossa rede no Ensino Fundamental, a não ser nos casos em que haja necessidade de ajustes. Segundo as diretrizes, os pais dos alunos matriculados no 2º, 3º, 5º e 9º anos farão obrigatoriamente a adesão ao Tempo Integral. Caso o pai não concorde, deverá manifestar, por escrito, a sua decisão, assumindo total responsabilidade. A escola disponibilizará um documento a ser preenchido para este fim.

De acordo com o calendário letivo deste ano, os professores retornam às escolas no dia 11 e no dia 18 terá início a Semana Pedagógica, onde haverá o planejamento nas escolas. Já o início das aulas será a partir do dia 25 de janeiro.

O prefeito Júnior revela que este ano será de consolidação do Tempo Integral, onde é esperada uma adesão maior dos alunos da rede municipal de ensino. O prefeito destaca as vantagens dos alunos aderirem ao TI: “Além de permanecerem 10 horas na escola, os alunos têm acompanhamento por profissionais com Tarefas Orientadas, ampliação dos momentos de estudo, participam de atividades esportivas, de lazer, de cursos de capacitação e acima de tudo recebem noções de cidadania, visando sua formação integral como cidadão”, destaca o chefe da municipalida