Prefeitura de Eusébio realiza programação em comemoração ao Dia do Idoso

sexta-feira | 25/10/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), comemora neste mês de outubro o Dia do Idoso, que aconteceu no dia 1º. Para tanto, foi elaborada uma programação reunindo os grupos dos serviços de convivência dos idosos dos três territórios, para momentos de confraternização. Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Michele Queiroz, atualmente o município conta com nove grupos de idosos que participam de atividades semanais, em suas localidades.

A programação foi iniciada, na quarta-feira (23), no Centro de Convivência de Fortalecimento de Vínculos do Santo Antônio, reunindo integrantes dos grupos do Santo Antônio/Pedras e Santa Clara. Nesta sexta-feira (25), a festa foi realizada no Centro de Referência a Assistência Social (CRAS) do Jabuti, reunindo os grupos do CCI Jabuti e do CRAS Jabuti. A manhã foi iniciada com um café da manhã, e após a fala das autoridades teve início a festa com um grupo musical. Ao meio dia foi servido um almoço festivo.

No dia 30 de outubro, a atividade será realizada no CRAS Mangabeira com idosos da Mangabeira e Timbú. Já no dia 31, os festejos serão concluídos no CRAS-Sede reunindo os idosos da Tamatanduba, Coaçu e Parque Havaí. Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, o Dia do Idoso tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento da mesma, ação natural da vida de qualquer ser humano.

Acilon ressalta a necessidade de proteger e cuidar da população idosa, criando oportunidades para que continue produtiva e saudável. “A política voltada para os idosos é multidisciplinar. Na área de Saúde, por exemplo, tanto na rede básica, como na secundária, e na especializada, o idoso é prioridade. Oferecemos o atendimento em Gerontologia na Policlínica, que tem contribuído para a manutenção da saúde dos idosos. Na área social temos nove Centros de Convivência do Idosos nos bairros Parque Havaí, Cauaçu, Tamatanduba, Timbú, CRAS Timbú, Mangabeira, Santo Antônio, Santa Clara e Jabuti, atendendo mais de 400 pessoas”, detalha. Nos Centros de Convivência, os idosos têm acesso integral à Saúde, com atendimentos de educadores físicos, fisioterapeutas, clínicos gerais, além de terem uma convivência sadia, participando de cursos, aulas de hidroginástica, aulas de violão, crochê, entre outra atividades. Os idosos participam, ainda, de grupos de teatro, e atuam em diversos eventos oficiais. Outro projeto, realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros, é o “Bombeiros e Comunidade”, com várias células no município onde eles participam de aulas de aeróbica.