Prefeitura realiza curso de formação para os novos Agentes de Saúde Adolescentes

quarta-feira | 29/01/2020

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, está realizando o Curso para Formação de Bolsistas Iniciantes do Projeto Agente de Saúde Adolescente (ASA). O objetivo é qualificar os novos ASAS, para o desenvolvimento de ações de promoção à saúde, prevenção de doenças e redução das vulnerabilidades no espaço da Escola e da Unidade Básica de Saúde. Segundo a coordenadora do projeto,Nelci Bezerra, a capacitação visa, ainda, melhorar o nível de conhecimento, atitudes e práticas de adolescentes/jovens em escolas públicas sobre promoção à saúde e prevenção de doenças.

O secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio Ramalho Martildes, destaca que a ideia é melhorar o nível de informações dos jovens sobre as diversas questões vivenciadas na adolescência. “O treinamento dá esclarecimentos sobre a infecção pelo HIV/AIDS e outras DSTs;  sobre os impactos negativos na vida dos adolescentes causados por uma gravidez não planejada; o incentivo às equipes das unidades básicas de saúde a realizarem atividades de promoção da saúde de adolescentes e jovens, incluindo o planejamento familiar para adolescentes com atendimento aos agravos e esclarecimentos sobre a metodologia das atividades do projeto ASA ALEGRIA, como rotina desenvolvido nas unidades de saúde, na ideia dos Doutores da Alegria,” ressalta.

O prefeito Acilon Gonçalves ressalta que o Projeto Agente de Saúde Adolescente promove o protagonismo juvenil, prevenção da gravidez na adolescência, uso abusivo de drogas, promoção do exercício seguro da sexualidade, visando a redução da infecção pelo HIV/AIDS e outras DST, junto a adolescentes de escolas públicas, trabalhando de forma positiva os direitos dos adolescentes, fazendo a ponte entre o espaço da escola e o espaço da unidade de saúde.

“Este projeto conta com apoio financeiro da Prefeitura, sendo uma das estratégias locais de implementação do Programa Saúde na Escola”, frisa. A iniciativa, segundo ele, se estrutura como um movimento de protagonismo juvenil que funciona na concepção da educação por pares  onde a abordagem para a promoção da saúde é realizada pelos adolescentes membros da comunidade, considerando que esses estão na melhor posição para encorajar um comportamento saudável de outros adolescentes. O projeto tem a parceria da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará e do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF.