Prefeitura realiza primeiro dia do 4º Mutirão de Mamografias

segunda-feira | 17/10/2022
O Caminhão “Amigo do Peito” está instalado no estacionamento do CER. Fotos: Levy Oliveira/PME

A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria de Saúde e da Assessoria Especial de Políticas para as Mulheres, iniciou nesta segunda-feira (17) o 4º Mutirão de Mamografias de 2022. O serviço está sendo ofertado no estacionamento do Centro Especializado de Reabilitação Fares Andrade Said (CER). Ao todo, 230 mamografias serão realizadas até quarta-feira (19). Durante o ano serão realizados cerca de 1.200 exames de mamografia através do Caminhão “Amigo do Peito”. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde de Eusébio, o último mutirão de 2022 será realizado no mês de dezembro.

A faixa etária de risco do câncer de mama é de 40 a 59 anos, por isso a importância do exame de mamografia. “Quando a gente faz autoexame e percebe um nódulo já é tarde demais. Ele já está avançado. E a mamografia nos permite encontrar o nódulo antes que ele seja palpável. Daí a importância desses exames”, disse Yara Steremberg, assessora Especial de Políticas para as Mulheres de Eusébio.

Margarida Souza, de 59 anos, moradora de Eusébio afirma que a iniciativa desse Mutirão é válida, visto que não precisa se deslocar para outra cidade. “Eu que moro aqui em Eusébio, fico satisfeita por ter esses mutirões. É mais prático, organizado e não precisamos sair da cidade para poder fazer os exames. Eu sempre fiz, só que antes eu ia para Fortaleza”, disse.

Para fazer os exames de mamografia através do Mutirão, é necessário a paciente procurar o posto de saúde antes. Ela passa por uma consulta com clínico geral e dependendo de alguma alteração mamária, o médico encaminha ao mastologista, que faz exames preventivos e faz encaminhamento para exames de mamografia através do Mutirão. Normalmente os exames realizados no Mutirão são devolvidos em 30 dias com o resultado.