Projeto Agente de Saúde Adolescente é destaque em relatório anual do Unicef

quarta-feira | 25/11/2015

O projeto Agente de Saúde Adolescente (ASA), criado pela Prefeitura de Eusébio, é destaque no relatório anual da Unicef de 2015. O ASA está no seu quinto ano de fundação e tem a finalidade abrir espaços para que os jovens trabalhem a prevenção dos agravos à saúde. O projeto busca criar um elo Escola-Unidade de Saúde e incentiva atividades, como o planejamento familiar e a participação das famílias no acompanhamento da saúde dos filhos.

O relatório “For every child, The promise of equity a fair chance”, retrata o exemplo do ASA, Rodrigo Xavier, que aos 18 anos, já é um veterano na área de saúde, ao trabalhar para ajudar a prevenir a infecção pelo HIV entre adolescentes em risco no Eusébio.

"Eu me interessei por questões de saúde em uma idade muito jovem," explica Rodrigo. Aos 11 anos, ele participou de um programa de rádio da escola onde começou a falar sobre o tema. Quando ele tinha 12 anos, entrou para o Programa Saúde na Escola, que é apoiado pela UNICEF Brasil. Aos 15 anos, se tornou um Agente de Saúde Adolescente (ASA) também apoiado pelo UNICEF.

“Com o passar do tempo me tornei mais confiante em mim mesmo e sobre o informações de saúde eu estava compartilhando”, lembrou Rodrigo. Armado com essa confiança, ele passou a se juntar ao Fique Sabendo Jovem, um projeto-piloto iniciado pelo UNICEF Brasil para divulgar informações sobre a prevenção do HIV e infecções sexualmente transmissíveis.

“Nós temos uma van com serviço móvel de saúde que oferece teste voluntário de HIV e aconselhamento em vários locais da cidade", disse Rodrigo. Além disso, alguns jovens do “Fique Sabendo” voluntários visitam centros educativos para adolescentes em conflito com a lei para compartilhar informações de saúde. "Os jovens nos procuram para conversar, pois não se sentem confortáveis em falar com adultos sobre coisas como o HIV ", disse. Tais respostas reforçam a determinação de manter Rodrigo ajudando seus colegas ao longo do caminho para uma melhor saúde com acesso à informação e aos serviços de que necessitam.

ASA

O sucesso do projeto se deve ao fato de que a abordagem é feita de adolescente para adolescente, possibilitando a criação de um elo de confiança. Em um dia na semana que é destinado ao atendimento exclusivo de adolescentes, dois ASAs se deslocam até uma unidade de saúde, a que estão vinculados, e realizam o atendimento inicial ao jovem pacientes. Enquanto eles aguardam o atendimento médico participam atividades educativas e recebem informações sobre atendimentos, exames, prevenção de DST/Aids e a gravidez na adolescência.

Criado com o objetivo de trabalhar a prevenção junto aos adolescentes, com relação a gravidez na adolescência, ao uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas, DST’s Aids e no combate a violência, o ASA recebeu o reconhecimento internacional, com o apoio da Secretaria de Saúde do Estado, através do Unicef, órgão da ONU que trata de políticas para crianças e adolescentes.