SDS em parceria com Instituto Ser Amado realiza Oficina de Artesanato para idosos

segunda-feira | 24/10/2022
Os idosos aprenderam a fazer porta-retrato e porta guardanapo. Fotos: Levy Oliveira/PME

A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) em parceria com o Instituto Ser Amado, realiza Oficinas de Artesanato para os idosos da Casa dos Idosos do Santo Antônio e nos outros Polos de Atendimento do município. Ao todo, 15 idosos aprenderam a fazer porta-retratos, porta guardanapos, chaveiro, crachás. E, em breve será realizada uma exposição com todos os trabalhos dos idosos.

O Instituto Ser Amado funciona no Ceará há cerca de 18 anos e por meio do patrocínio da Eneva eles estão realizando as Oficinas para os idosos de Eusébio. Segundo Mariana Migliari, coordenadora de Marketing e Comunicação do Instituto Ser Amado, “em Eusébio trabalhamos com seis grupos de idosos, divididos nos Polos de atendimentos nos bairros. As aulas acontecem duas vezes na semana. O foco do nosso projeto é na pessoa idosa com idade a partir de 60 anos”, destacou.

Ainda de acordo com Mariana Migliari, a importância das Oficinas é de fortalecer a autoestima dos idosos. “Fortalecer a autoestima, fortalecer os vínculos entre eles, fortalecer também o envelhecimento ativo e saudável. Essas aulas trazem o trabalho cognitivo, mental, psicológico para que eles se fortaleçam cada vez mais”, disse.

Samara Cordeiro, secretária de Desenvolvimento Social de Eusébio avalia que os idosos demonstram uma grande satisfação de participar das oficinas por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos dos CRAS e Polos de Atendimento. “São diversas funções que são desenvolvidas por meio do artesanato. Essas oficinas fazem com que eles fortaleçam a memória e a mentalidade deles”, pontuou.

Paulo de Tarso, um dos idosos participante da oficina de artesanato destacou “Olha, eu gosto muito de participar dessas atividades pois abrem nossa mente e a gente fica mais esperto”, disse com alegria.