Secretaria de Saúde de Eusébio faz audiência para prestar contas

terça-feira | 16/12/2014

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta terça-feira (16), uma audiência pública para apresentar a prestação de contas relativas ao 2º quadrimestre do ano (maio, junho, junho e agosto), na Câmara Municipal de Eusébio. A prestação de contas é determinada pela Lei 141/2012, em seu artigo 36, inciso 5º. Na oportunidade, o secretário listou os procedimentos realizados em cada área e as receitas e despesas realizadas pela pasta. O Eusébio, segundo o secretário, investe 23% do seu orçamento em saúde, quando a Constituição determina que seja 15%, “Isso demonstra a prioridade que essa administração dá ao setor de Saúde”, revelou.

O secretário destacou os atendimentos nos postos de saúde, dentre os quais 6.641 realizados pelos dentistas e 8.942 atendimentos na área de enfermagem, além dos mais de 8 mil feitos pelos médicos. Na área de endemias foram realizados em quatro meses 485 atendimentos, seja em vacinação, encoleiramento de cães, entre outros.

O projeto Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), em quatro meses, realizou 418 atendimentos. São atendidos 68 pacientes fixos, com consultas médicas, atendimento fisioterápico, de enfermagem e nutricional. Já os Núcleos de Apoio a Saúde da Família realizaram um total de 25.401 procedimentos, sendo 11.309 pelo NASF 1 ( Sede), 7.730 pelo NASF 2 (Timbu e Grande Mangabeira) e 6.362 pelo NASF 3 (Pedras e Jabuti).

Os agentes comunitários de saúde realizaram 27.586 visitas domiciliares e os agentes de endemias 53.503. Já a Vigilância Sanitária realizou 862 procedimentos. Foram transportados pelos carros da comunidade e ambulâncias 5.146 pacientes para as unidades de saúde no município e fora dele. O Centro de Especialidades Odontológicas, por sua vez, atendeu 4.674 pacientes.

A Policlínica de Especialidades Médicas realizou em quatro meses 11.588 atendimentos e o Centro de Reabilitação 4.544. O CAPS AD (Álcool e Drogas) realizou 2.749 procedimentos e o CAPs Geral 2.581. A UPA atendeu 23.209 pacientes e foram realizadas no Hospital Amadeu Sá 1.329 cirurgias. Na Clínica de Diálise foram 12.586 procedimentos.

Quanto às receitas, totalizaram R$ 20.580.109,00, sendo 23%, ou R$ 9.510.213,67 foram dos cofres do município. O secretário destacou que diversas unidades funcionam exclusivamente com recursos municipais, dentre elas a Policlínica. Já as despesas totalizaram R$ 18.028.752,45.

Na oportunidade a vereadora Cira Targino, que dirigiu a audiência, destacou que infelizmente, algumas pessoas não têm olhos para ver o que se tem feito pela saúde no município. “Temos visto a cada ano melhorias significativas. Na comunidade de Pedras, por exemplo, onde resido temos os Profissionais Residentes da área de saúde que estão fazendo a sua especialização aqui, que têm contribuído bastante para a melhoria do atendimento dos pacientes e temos ouvido muitos elogios”, afirmou.

O vereador França também afirmou que a saúde no município de Eusébio não deixa a desejar com relação a nenhum outro, inclusive com relação à capital Fortaleza. “Todos os bairros são atendidos e os que ainda não tem postos de saúde, como Guaribas e Novo Portugal, agora ganharão seus equipamentos. Então só temos é que parabenizar e agradecer por esse trabalho”, disse.