Secretaria de Segurança Pública de Eusébio conclui Curso de Dignatário

sexta-feira | 21/10/2022

Os GCM em simulação de segurança de autoridade. Fotos: Levy Oliveira/PME

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania de Eusébio, finalizou nesta sexta-feira (21), o Curso Presencial de Segurança de Dignitários para os Guardas Civis Municipais de Eusébio e de outros municípios da região Metropolitana de Fortaleza. Participaram do curso os Guardas Municipais de Eusébio, Aquiraz, Fortaleza, Maracanaú, Pacatuba e Paracuru, totalizando 21 GCM. O Curso foi ministrado por Agentes de Polícia Federal, tendo como instrutores os APFs Nara Lúcia Coutinho e Antônio Gladson Rodrigues.

O curso iniciou na terça-feira (18) com uma carga horária de 40h/a sendo 15h de aulas teóricas e 25h de aulas práticas. De acordo com a instrutora Nara Lúcia, “Os Guardas Civis Municipais participaram das aulas teóricas e das aulas práticas com ações de embarque, desembarque, prática de deslocamento, de comboio e itinerário. Hoje, eles estão aptos, quando convocados, a trabalharem na segurança de autoridades”, pontuou Nara Lúcia Coutinho, Agente de Polícia Federal Classe Especial e Instrutora do Curso de Segurança de Dignitários.

Rejane Sales, Secretária de Segurança Pública e Cidadania de Eusébio destaca “Considerando as ações do nosso Prefeito, Dr. Acilon Gonçalves e as constantes autoridades que recebemos no nosso município, vislumbrei a possibilidade de ser ministrado, aos Guardas Civis Municipais o curso de Segurança de Dignatários, porque onde quer que existam detentores de Poder, deverão existir profissionais qualificados, com conhecimentos técnicos, táticos e operacionais para aturarem preventivamente na segurança dessas autoridades”, destacou.

ENTENDA O QUE É DIGNATÁRIO: O dignitário também é conhecido como pela sigla VIP, do inglês Very Important Person, “pessoa muito importante”. Aquele que possui cargo elevado ou alta graduação honorífica, que tem o direito ou poder de decisão e comando, geralmente pertencente aos poderes constituídos (executivo, legislativo, judiciário ou religioso), nacional ou estrangeiro.