Serviço de Atendimento Domiciliar realiza 2.276 procedimentos em 2014

sexta-feira | 19/12/2014

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, iniciou em janeiro deste ano o Serviço de Atenção Domiciliar do Eusébio (SADE), que tem como propósito realizar o atendimento de pacientes impossibilitados de deslocamento às Unidades Básicas de Saúde. Ao todo, o SADE realizou, neste ano, 2.276 procedimentos e atualmente está atendendo de forma continuada a 56 pacientes que se enquadravam no perfil do programa.

No balanço das ações realizadas pelo SADE, neste ano, foram feitas 501 consultas médicas, 749 atendimentos fisioterápicos, 625 procedimentos de enfermagem, 303 atendimentos nutricionais e 42 pacientes receberam alta. Segundo o prefeito Júnior, o programa tem por objetivo proporcionar conforto e cuidado a pacientes no próprio domicílio com maior frequência, evitando agravos clínicos, visando uma qualidade de vida digna à família e ao paciente, atuando em parceria com a atenção básica, evitando reinternações, reduzindo o risco de infecção e custos na saúde

Segundo o prefeito, o SADE realiza um acompanhamento diário ou no mínimo semanal dos pacientes. “A equipe conta com transporte 12h por dia, todos os dias da semana, logística de apoio necessário, estando em parceria com Atendimento Básico, Hospitais, UPA, SAMU e Centro de Especialidades”

O secretário de saúde, Mário Lúcio Ramalho, observa que o SADE, ainda, disponibiliza ao paciente toda a estrutura médico-hospitalar necessária para sua melhoria, como: aspiradores, inaladores, equipamentos de oxigênio, camas, materiais curativos, transporte a hospitais caso haja necessidade, garantia de exames, aquisição de dietas especiais, além de pactuar fluxo de óbito em horários de não funcionamento.

Ele esclarece que são atendidos pelo programa: os pacientes acamados ou com dificuldade de deambulação; que estejam em uso de aspirador; em pós-operatórios; com necessidade de fisioterapia semanal; e de medicação endovenosa; que precisem de cuidados paliativos; atenção nutricional e em uso de algum insumo, tais como; traqueostomia, sonda vesical de demora, sonda naso-gástrica, ostomias, oxigenoterapia.

O SADE tem em sua equipe: dois médicos, Denise Nilo (Geriatra) e Herley Lins (Clínico Geral); uma enfermeira, Samyra Nato; duas técnicas de enfermagem, Nislane Targino e Marta Coelho; duas fisioterapeutas, Marília Nogueira e Marília Quinderé; uma assistente social, Rafaela Gonçalves e uma nutricionista, Líbia Oliveira. O grupo é coordenado por Olívia Teles.