Serviço Família Acolhedora do Eusébio reforça a importância da solidariedade

sexta-feira | 26/02/2021
Família Acolhedora é uma política pública de assistência social, em que uma família se candidata para acolher crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social (Foto: imagem ilustrativa)

Em época de grave situação na área de saúde, a solidariedade pode ser uma ferramenta de grande valia para minimizar tantas perdas pessoais e coletivas. Um dos projetos onde a solidariedade com o próximo pode ser amplamente exercida é o Serviço Família Acolhedora do Eusébio. Trata-se de uma política pública de assistência social, em que uma família se candidata para acolher crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e/ou violência familiar, se comprometendo a proteger e garantir seu desenvolvimento biopsicossocial, ou seja, o bem-estar físico, psicológico (mental e emocional), social, espiritual (sentido para a vida) e ecológico (ambiental).

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Samara Cordeiro, o que caracteriza especificamente esse serviço é que a família que acolhe voluntariamente continua com sua vida cotidiana, com seus vínculos comunitários, mantendo sua organização e espaço original e acolhe um filho de outra família. “É a possibilidade de uma criança que está temporariamente fora do seu lar de origem, devido a alguma violação de direitos, de vivenciar o cuidado de modo singular”, destaca.

A coordenadora do projeto, Katiana Moura, pontua que através do serviço, a criança e/ou adolescente, residente do Eusébio, é encaminhado pelo Poder Judiciário à família acolhedora, que fica com a guarda provisória, e inicia o acompanhamento psicossocial do caso, pela equipe técnica do serviço, que é formada por uma assistente social e uma psicóloga. Cada família acolhedora, ao receber a criança ou adolescente, recebe também um auxílio financeiro mensal de 01 salário mínimo repassado pelo município visando o custeio dos gastos relativos às necessidades dos acolhidos.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, o Serviço atualmente conta com 5 famílias cadastradas, que estão acolhendo seis crianças e adolescentes. “Vale destacar que o município de Eusébio foi o primeiro do Ceará a implantar o serviço através da lei municipal nº 1581 de 25 de junho de 2018, mostrando dessa forma nossa preocupação com suas crianças e adolescentes”, disse.

*Serviço*

Tem interesse em se tornar uma Família Acolhedora?

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 32602340

Ou pelo Instagram