Sistema de Coleta Seletiva recolhe mais de 150 toneladas de resíduos em 2015

domingo | 03/01/2016

O Sistema de Coleta Seletiva de Eusébio termina o ano de 2015 com a retirada de 155 toneladas de resíduos sólidos do meio ambiente. Todo esse material foi processado e comercializado com empresas de reciclagem de lixo do município gerando renda para 13 famílias de catadores que integram a Associação de Catadores e Catadoras de Eusébio (ACCEU).

A Coleta atinge os bairros do Jabuti, Santo Antônio, Santa Clara, Urucunema, Parque Havaí, Centro, Lagoinha, Mangabeira, Precabura e Cararu, totalizando 27.917 habitantes, ou seja, mais de 50% do total da população do município. O trabalho vem sendo coordenado pela Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), com consultoria da Fundação Alphaville.

A coordenadora da Coleta Seletiva e do Departamento de Educação Ambiental da AMMA, Stella Barros, afirma que a evolução mês a mês, no total de resíduos coletados, é fruto do trabalho de educação ambiental, feito semanalmente, pelos próprios catadores, alunos do projeto Jovens Sustentáveis, da Fundação Alphaville, alunos da rede municipal e do Instituto de Educação Portal (IEP), além de servidores da AMMA.

“As equipes estão indo de casa em casa levando material de divulgação com o que pode e deve ser reciclado e um saco para o acondicionamento do material. “Esse trabalho e contínuo e deverá prosseguir por todo o ano de 2016, até que todas as famílias possam estar integradas ao sistema”, destaca Stella.

O Prefeito Júnior observa que a capacidade total de coleta de resíduos prevista para esses bairros não alcançou nem 10%. Pelos estudos feitos pela Fundação Alphaville, as comunidades já cobertas pela Coleta Seletiva têm capacidade de gerar 65 toneladas de lixo, por semana, e atualmente são recolhidos, em média, 25 mil toneladas, por mês. “Portanto esperamos ter uma maior adesão das comunidades para esse trabalho, que vai tornar nossa cidade mais limpa, e sustentável,” observa o gestor municipal.