Último Mutirão “Amigo do Peito” realiza exames de mamografia até dia 15 deste mês

segunda-feira | 12/12/2022
Os atendimentos estão sendo realizados das 8h às 12h e das 13h às 16h. Fotos: Jully Lioba/PME

A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Assessoria Especial de Política para as Mulheres, iniciou nesta segunda-feira (12), os exames do último mutirão da mamografia de 2022. O “Caminhão Amigo do Peito”, está instalado no estacionamento do Centro Especializado de Reabilitação Fares Andrade Said (CER), localizado na Rua Irmã Ambrosina, Centro.

Os atendimentos estão sendo realizados das 8h às 12h e das 13h às 16h. As pacientes irão fazer os exames de mamografia que são previamente agendadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Para este Mutirão de dezembro serão 40 mamografias por dia. A nossa meta é realizar 1.250 mamografias”, destacou Yara Steremberg, assessora especial de Políticas para as Mulheres.

A mamografia é um exame de imagens das mamas, que são obtidas por meio de radiografia. Ele serve para identificar lesões, nódulos, assimetrias, e principalmente o diagnóstico precoce do câncer de mama. Após os exames concluídos no Mutirão, os mesmos serão devolvidos em 30 dias com o resultado.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, a mamografia é a melhor forma de descobrir o câncer de mama antes que seja detectável pelo exame clínico. “A mamografia continua sendo o principal meio de prevenção contra o câncer de mama e deve ser feita periodicamente pelas mulheres a partir dos 40 anos de idade, com periodicidade anual”, disse