12º CarnaCaps anima ruas do Centro do Eusébio

quinta-feira | 23/02/2017

As ruas do Centro do Eusébio ficaram mais coloridas na manhã desta quinta-feira (23) com a realização da 12ª edição do CarnaCaps, evento onde pacientes do Centro de Atendimento Psicossocial Geral (CAPs-Geral) do município participam de uma atividade lúdica ao som de marchinhas de velhos carnavais e de sucessos atuais. Neste ano, o desfile dos foliões do bloco “Tô numa Boa” do CAPs, recebeu o bloco convidado “Apae-xonado”, com integrantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

O cortejo percorreu as avenidas Eusébio de Queiroz, Airton Senna, Eduardo Sá, Cícero Sá, retornando pela Eusébio de Queiroz até a sede do CAPs. O cortejo, por onde passava, convidava as pessoas para festejar o período momino. Segundo a coordenadora do CAPS-Geral Imaculada Mendonça, o objetivo do evento é proporcionar aos pacientes com transtornos mentais, momentos de lazer e de reinserção na comunidade. Integrantes do Grupo “Forró Sem Preconceito”, formado pelos próprios pacientes do CAPs animaram o evento.

No retorno ao CAPs foi realizado o 12º Festival de Paródias, com os próprios pacientes, finalizando as atividades com um baile de Carnaval. Imaculada observa que, além do momento de descontração que é salutar para o tratamento de pessoas com transtornos mentais, a atividade tem a função, ainda, de quebrar as “amarras” do preconceito da sociedade para com esse segmento da sociedade.

O Prefeito Acilon Gonçalves diz que ações de entretenimento fazem parte do projeto inovador capitaneado pela equipe do CAPs, que é o uso da arte, da música, lazer e capacitação, que vem obtendo resultados positivos. Diz que a Prefeitura vem trabalhando para ampliar o atendimento aos pacientes com transtornos mentais, com a criação de uma rede completa de atendimento. Além do CAPs Geral o município tem um CAPs AD (Álcool e Drogas) e prepara a criação de uma unidade para atendimentos a crianças.