Prefeitura de Eusébio começa a pagar o Renda Mínima nesta terça-feira, 23

terça-feira | 23/02/2021
O Renda mínima, é o maior programa de transferência de renda municipal do Estado e atualmente beneficia 964 famílias eusebienses (Foto: PME/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), divulgou o calendário de pagamento do Programa Renda Mínima. O calendário tem início nesta terça-feira (23) com o pagamento dos beneficiários com os nomes iniciados pelas letras de N ao Z. O Renda mínima, é o maior programa de transferência de renda municipal do Estado e atualmente beneficia 964 famílias eusebienses.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Samara Cordeiro, o programa tem por objetivo tirar as famílias da vulnerabilidade social. “Em geral, as famílias são contempladas, por não ter condições de encontrar um emprego formal, pelos mais diversos motivos: baixa escolaridade, não ter com quem deixar filhos, quando os mesmos, não estão nas creches do município, a faixa etária, entre outros motivos”, ressalta.

Criado em 2005 pela Prefeitura de Eusébio, o Renda Mínima garante um teto mensal para cada família cadastrada, somados com o Bolsa Família, no valor de R$900,00. Para receber o auxílio, as famílias devem atender uma série de critérios exigidos pelo programa, como: estar em vulnerabilidade social e financeira; residir há mais de cinco anos no município; ter filhos ou dependentes matriculados regularmente na rede pública de ensino com frequência superior a 80%; destinar 40% dos recursos com a compra de alimentos no comércio local e o cumprir de 100 horas mensais de trabalho em repartições públicas municipais – são os chamados “Amigos da Comunidade”. Todos estes critérios são comprovados mensalmente junto a coordenadoria do Bolsa Família, para manutenção do benefício.

Diferencial

Para o prefeito Acilon Gonçalves, o maior diferencial do projeto com relação a outros existentes é sua rotatividade. “As famílias que conseguem melhorar de vida, com o provedor conseguido vaga no mercado de trabalho, cedem o lugar para outra família que se encontra em situação de risco social. Esse é o verdadeiro sentido do programa, ser provisório e auxiliar as famílias a ultrapassarem as situações de risco social,” observou o gestor municipal.

Veja calendário abaixo:

N ao Z: 23/02/2021