Secretaria de Cultura e Turismo leva cinema para as comunidades

quarta-feira | 17/09/2014

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo, está levando para as comunidades o projeto Cine Clube Zé Ferreira, que democratiza a sétima arte criando mais uma opção de lazer para a população da cidade. Neste mês de setembro, a programação já foi realizada na Casa do Idoso do Cauaçu e na localidade da Urucunema.

O projeto chega nesta quarta-feira (17) na localidade de Santo Antônio/ Pedras na Casa do Idoso do bairro. Neste mês, o evento será realizado ainda nas comunidades do Autódromo, na próxima sexta-feira, dia 19; no Pires do Façanha, dia 26 e na localidade do Santa Clara, dia 29, às 9 horas, na Casa do Idoso daquela comunidade.

Segundo o secretário de Cultura de Eusébio, Leo Abreu, o projeto tem conquistado seu espaço com a presença maciça dos amantes do cinema. “Exibimos filmes para todas as idades e a população tem marcado presença nos eventos de forma maciça”. Ele observa que neste ano, a pedido das comunidades, o projeto está chegando a mais comunidades, já que no ano passado aconteciam apenas duas apresentações mensalmente.

“Muitas pessoas dizem que nunca entraram numa sala de cinema e o nosso projeto está proporcionando essa descoberta. O projeto é itinerante e tem como proposta levar às comunidades, onde não existe atendimento mais direto da Cultura, eventos que proporcionem música, teatro e cinema, como o ‘Sexta com Espetáculo’, o ‘Esquina Musical’ e o ‘Cine Clube Zé Ferreira’, destaca o secretário.

O Prefeito Júnior afirma que o objetivo do projeto é incentivar o acesso democrático à cultura e entretenimento. "A proposta de levar a cultura até a população é o meio mais democrático de integrar todos os munícipes nas diversas atividades culturais realizadas pela Prefeitura. Fontes oficiais indicam que apenas 13% dos brasileiros vão ao cinema alguma vez no ano. Com esse projeto abrimos espaços para esse novo mundo, pois a cultura liberta e é um passo importante para que os eusebienses possam participar da vida cultural de forma mais ampla e diversificada, formando o seu próprio ‘capital cultural’. Por isso, o investimento em ações que democratizem o acesso a cultura complementa o nosso objetivo que é bem atender a sociedade eusebiense", finaliza o gestor.