Eusébio avança na vacinação da população contra Covid-19

segunda-feira | 29/03/2021
Nesse final de semana, o município bateu o recorde de vacinados em um único dia. Foram 702 idosos acima dos 70 anos vacinados nas unidades básicas de saúde no sábado (Foto: PME/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde, já aplicou 4.303 doses da vacina contra Covid-19, sendo 3.200 primeiras doses e 1.103 segundas doses. Nesse final de semana, o município bateu o recorde de vacinados em um único dia. Foram 702 idosos acima dos 70 anos vacinados nas unidades básicas de saúde no sábado (27), num esforço do município para avançar na imunização da população.

“A grande esperança de controle da pandemia está na vacinação em massa da população e o município de Eusébio vem seguindo as diretrizes dos planos nacional, estadual e municipal, vacinando os grupos prioritários. Estamos realizando todos os esforços para obtermos mais doses e cada vez mais avançar nessa tarefa”, afirma o secretário de saúde de Eusébio, Josete Malheiro.

Do total de 4.303 doses; foram aplicadas em idosos institucionalizados, 100 primeiras doses e 98 segundas doses. E ainda; 1.071 primeiras doses em idosos com mais de 70 anos e 662 primeiras doses em idosos de 70 a 74 anos. Já nos profissionais de saúde foram 1.367 (1ª doses) 1.005 (2ª doses).

Josete Malheiro afirma que nesta semana os postos continuarão vacinando idosos acima dos 70 anos e o município está aguardando novas doses para avançar nas demais faixas etárias. “Queremos na próxima semana iniciar a vacinação nas pessoas a partir de 65 anos de idade, isso a depender dos novos lotes que receberemos”, destacou.

Vacina Eusébio

As pessoas residentes em Eusébio que estejam nas faixas etárias prioritárias podem utilizar o WhatsApp Vacina Eusébio (085) 99245 2308, onde podem mandar mensagens de texto para informar os seus dados para a equipe de saúde organizar melhor o atendimento. “É importante lembrar que cada embalagem de vacina conta com 10 doses e ao ser aberta é preciso utilizar todas as doses no mesmo dia, por isso a necessidade termos os dados corretos dos cidadãos para que as equipes de saúde possam organizar o atendimento, de modo a não desperdiçar nenhuma dose e vacinar  o grupo prioritário por idade, sem  não gerar aglomeração,  para  evitar riscos de contágio,” afirma o secretário.

Para agilizar o processo, Josete destaca que além da vacinação descentralizada nos 17 postos de saúde, com agendamento organizado, a Prefeitura conta com equipes volantes de vacinação que estão indo de casa em casa, principalmente no caso de idosos com dificuldades de locomoção.

O Prefeito Acilon Gonçalves ressalta o trabalho incansável dos profissionais de saúde que estão trabalhando diariamente, para atender a todos que têm necessitado dos serviços de saúde do município. “Eles não sabem mais o que é fim de semana ou feriado. Estão dando sua preciosa colaboração para o enfrentamento da pandemia. Cada um também faça seu papel se precavendo para não ser contaminado”, aconselha o gestor municipal.