Eusébio passa a ter 23 bairros com os limites oficializados

terça-feira | 15/06/2021
Novo mapa do Eusébio com os 23 bairros e seus limites. Trabalho quem vem beneficiar tanto os cidadãos, como o poder público no desenvolvimento de ações (Imagem: PME)

A Prefeitura de Eusébio, através do projeto de lei 049/2021, aprovado nesta segunda-feira (14), pela Câmara Municipal de Eusébio cria, denomina e delimita os bairros que compõem o território do Município de Eusébio. A medida tem como finalidade formalizar os limites dos 23 bairros do município, atendendo assim as exigências da legislação, bem como possibilitar que as ruas do município passem a ter CEP próprio. Atualmente o Eusébio conta apenas com um CEP geral que dificulta o atendimento de serviços públicos e da sociedade civil.

O CEP é um número criado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos no ano de 1971 para facilitar a separação e entrega de correspondências. O código postal funciona como uma coordenada, em que cada rua possui o seu número específico. Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, a medida se mostra necessária ante à ausência de formalização legal dos bairros, o que repercute, inclusive, na identificação dos imóveis localizados na municipalidade, causando grande impacto nas Políticas Urbanas que afetam diretamente a população eusebiense.

Além disso, destaca que com a norma, os cidadãos passarão a ter o endereço de sua residência oficializada, que trará inúmeros benefícios, “um endereço fácil de identificar, ou seja, um lugar de fácil reconhecimento, é também um gerador de oportunidades de negócios para qualquer tipo de empreendimento. A simples lembrança das pessoas sobre a localidade tem o poder de as fazer ir até local para resolver suas demandas. Ter um endereço descomplicado não facilita apenas para os serviços postais, mas também induz à memória, a presença de marca e o estímulo à visitação”, avalia.

Intervenções

Segundo Mirton Prata, que ficou à frente desse trabalho de revisão geral do mapa do Eusébio na gestão passada, foram determinados novos limites devido algumas intervenções ocorridas no aspecto urbano do Eusébio, como por exemplo, a construção da CE-010, quando os limites dos bairros daquela região passaram a ser a partir dessa rodovia estadual. “A importância desse trabalho que está sendo feito com nomeação de ruas tem a parceria dos Correios, que vai determinar o CEP por ruas. Isso dará um grande avanço ao município, pois vai facilitar a questão dos endereços para toda sociedade e também para os nossos trabalhos do serviço público e também das empresas da sociedade civil”, pontua.

Ele destaca que esse é um trabalho de alta importância para o desenvolvimento do município. Quanto a lei aprovada pela Câmara que oficializa os limites dos bairros e quais são os bairros do Eusébio, observa que foi realizado um trabalho de pesquisa de campo, onde foram tiradas algumas dúvidas com a sociedade com relação aos limites, “assim confirmamos como seriam esses novos limites do município. E agora para oficializar tudo isso, foi elaborada essa nova legislação, que atende tanto os Correios, como o IBGE, que solicita que cada município tenha uma lei que determine os limites dos bairros, pois isso vai ajudar futuramente na realização do censo populacional”, argumentou.

Veja no arquivo abaixo os bairros e seus limites: