Prefeitura de Eusébio discute novas metodologias para a conquista do sétimo Selo UNICEF

sexta-feira | 17/09/2021
O município de Eusébio caminha para a conquista do Selo UNICEF pela sétima vez consecutiva e quer ampliar as políticas públicas para as crianças e adolescentes (Foto: PME/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio realizou, nesta quinta-feira (16), uma reunião com o secretariado com relação a nova metodologia que o município abraçará visando a conquista do sétimo Selo UNICEF. O encontro contou com a presença do prefeito Acilon Gonçalves, a primeira-dama Marta Gonçalves; dos secretários Josete Malheiro (Saúde), e Samara Cordeiro (Desenvolvimento Social), a articuladora do Selo UNICEF, Marta Mendes, entre outros servidores e técnicos representantes da Secretaria de Educação.

Entre os pontos discutidos estão: o desenvolvimento infantil na primeira infância; oportunidade de educação, trabalho e formação profissional para adolescentes; desenvolvimento integral, saúde mental e bem-estar de crianças e adolescentes; prevenção e respostas às violências contra crianças e adolescentes; proteção social e atenção integral para famílias vulneráveis via serviços setoriais.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Samara Cordeiro, o município já desenvolve diversas políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes, que objetivam a garantia dos direitos a vida e ao desenvolvimento delas. “Vamos fortalecer essas políticas e melhorar ainda mais nossos indicadores para a conquista do sétimo Selo UNICEF pelo Eusébio. Com isso, que ganha é a cidade e o público-alvo de nossas políticas sociais”, destaca.

Na área de Educação, serão trabalhados dois grandes eixos: a buscativa escolar e projetos na área da saúde mental, tanto das crianças como das famílias. Segundo a coordenadora do Departamento de Apoio ao Estudante (DAE), Maria do Carmo Santos (Carmosa), em termos da buscativa, o Eusébio conta com uma comissão que tem atuado com os técnicos verificadores que estão em campo, visitando as famílias, buscando esses alunos que não estão frequentando as escolas ou participando das aulas online, os convencendo e dando motivação para eles voltem para a escola.

Quanto a Saúde Mental, ela destaca que a pandemia afetou muito as crianças e adolescentes, e muitos deles desenvolveram muitos sintomas de depressão, ansiedade. “Mas tanto nosso prefeito Acilon Gonçalves, como nosso secretário de Educação, Júlio Alexandre, têm tido uma visão bem ampla sobre essa situação e já disponibilizaram uma equipe de psicólogos, são seis profissionais que atendem nas escolas e na Secretaria de Educação, com intuito de fazer com que essas crianças melhorem e que possam ter uma educação de qualidade e um aprendizado satisfatório”, ressalta.