Atleta eusebiense sagra-se campeã mundial de Jiu-jitsu

quarta-feira | 06/10/2021
Rayane Morais é aluna do ensino médio e participa do projeto “Retorno ao Jiu-jitsu da Prefeitura e Eusébio (Foto: PME/Divulgação)

A atleta eusebiense Rayane Morais sagrou-se campeã mundial de Jiu-jitsu no Campeonato Mundial da categoria, organizado pela Confederação Brasileira de Lutas Profissionais (CBLP) e realizado nos dias 25 e 26 de setembro em Fortaleza. Ela é integrante do programa “Retorno ao Jiu-jitsu” que acontece no Estádio Municipal de Eusébio, sempre as terças e quintas-feiras, das 18h às 19h. O programa é realizado pela Secretaria de Esporte e Juventude, da Prefeitura Municipal de Eusébio. Já o atleta Francisco Jonas chegou ao vice-campeonato mundial.

Rayane Morais é estudante do ensino médio e já participou de outros campeonatos como lutadora de jiu-jitsu. Já Francisco Jonas, tem 19 anos e cursa faculdade de Educação Física. Para ele, o título de vice-campeão significa muito e pode abrir as portas para outros campeonatos mundiais, o sonho dele é representar o Brasil no exterior. “Esse título de vice-campeão significa muito para mim, pois faz parte do meu sonho, que é o de lutar pelo Brasil no exterior. Eu treino todos os dias para esse objetivo.”, disse.

Francisco Jonas, tem 19 anos e cursa faculdade de Educação Física e participou também do programa da Prefeitura (Foto: PME/Divulgação)

Francisco Jonas ainda pontua que o esporte transforma a vida das pessoas e que a modalidade Jiu-jitsu mudou seu estilo de vida. “O esporte transforma a vida das pessoas, a gente se sente em casa, faz novas amizades e melhora a saúde física e mental. O jiu-jitsu mudou meu estilo de vida. Basicamente me deixa muito feliz”, pontuou.

Rayane Morais destaca que cada um deve acreditar na sua história e incentiva as mulheres a fazerem esporte, pois mulher também pode. Diz que sempre tem em mente que cada luta que participa, é a primeira. “Por mais que eu seja lutadora de Jiu-jitsu, eu ponho na minha mente que sempre é a primeira vez. Não é só homem que faz esporte, mulher também faz. O importante acreditar e ser o personagem da sua história”, disse.

Rayane incentiva as mulheres a fazer esporte com capricho, mesmo sem muitas condições financeiras. “Capricho é fazer o teu melhor na condição que você tem, enquanto não tem condição de fazer o melhor ainda”, destacou. O prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves, observa que o esporte sempre pode melhorar o dia a dia dos jovens, os tirando das drogas, da ociosidade e melhora a saúde física e mental.