Prefeitura de Eusébio lança o NUCA da Mangabeira

sexta-feira | 15/10/2021

A Prefeitura Municipal de Eusébio, lançou nesta quinta-feira (14), o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) do bairro Mangabeira. O ato aconteceu no Polo da Mangabeira com a presença dos adolescentes do bairro e do Coordenador do NUCA e mobilizador social do Departamento de Apoio ao Estudante (DAE), Makciel Castro. Para compor o NUCA da Mangabeira foram escolhidos 10 alunos que estudam no bairro.

Durante uma parte da manhã foi realizada uma roda de conversa explicativa sobre os direitos dos adolescentes, sobre liderança, alto desenvolvimento e participação, como destaca Mackciel Castro, “realizamos uma roda de conversa, onde pudemos explicar para eles sobre os assuntos relacionados ao NUCA e também sobre participação, direitos, liderança, alto desenvolvimento.”, disse.

Na programação, os alunos participaram de uma conversa sobre saúde mental e emocional com técnicos da Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da Vida (CMVPV). Segundo a coordenadora da CMVPV, Rosa Leite, serão realizadas ações com os adolescentes no sentido de cuidar da saúde mental e emocional deles, “também criaremos um grupo com eles para cuidar da saúde mental, para que assim, eles possam realizar ações nas escolas de proteção a vida.”, pontuou. E, até o final deste ano, serão implantados também os núcleos de Jabuti, Timbú e Santo Antônio.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que o protagonismo juvenil é incentivado pelo município através de várias instâncias, e o intuito é que possa estimular a participação social dos jovens, contribuindo não apenas com o desenvolvimento pessoal, mas com o desenvolvimento das comunidades em que os jovens estão inseridos. “Dessa forma, o protagonismo juvenil contribui para a formação de pessoas mais autônomas e comprometidas socialmente, com valores de solidariedade e respeito mais incorporados, o que contribui para uma proposta de transformação social”, disse.