Eusébio é destaque no Ceará na redução da mortalidade infantil

segunda-feira | 16/09/2013

O município do Eusébio é destaque na queda da Taxa de Mortalidade Infantil no Ceará. O município conseguiu reduzir a mortalidade de 15,58 por mil nascidos vivos em 2009 para 9,1 por mil nascidos vivos em 2012, segundo o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM/MS). O anúncio foi feito pelo Unicef, em Nova York, em evento que contou com as presenças da vice-diretora do Unicef, Geeta Rao Gupta, o chefe da área de saúde, Mickey Chopra, a chefe de estatísticas e monitoramento, Tessa Wardlaw, e a diretora do Departamento de Saúde Materna, Neonatal, da Criança e do Adolescente da OMS. O exemplo do Eusébio foi destacado em vídeo durante a entrevista.

Os indicadores do Brasil foram revelados em coletiva à imprensa na sexta-feira (13), na sede do Unicef, em Brasília. Segundo o relatório do Unicef, a taxa de mortalidade infantil no Brasil, que compreende crianças menores de cinco anos, caiu 77% entre 1990 e 2012. Entre crianças menores de um ano, a taxa de mortalidade caiu 75%, de 1990 a 2012. No mesmo período a mortalidade neonatal caiu 68%. Esse levantamento indica que o Ceará conseguiu reduzir em 82% a mortalidade infantil no mesmo período.

De acordo com o secretário de Saúde de Eusébio, Acilon Gonçalves, o cuidado com a atenção básica tem sido fundamental para que o município conquiste os resultados indicados pelo Unicef. Ele destaca o trabalho de educar as gestantes a realizarem, pelo menos, seis consultas pré-natais, onde elas recebem toda a assistência, no tocante a vacinação, orientação sobre alimentação saudável e todo o acompanhamento pelos profissionais de saúde nas Unidades Básicas de Saúde.

Destacou ainda as ações visando o atendimento de prematuros, que segundo ele, são os responsáveis pela maioria dos casos de mortalidade infantil. “Já estamos conveniados com a Rede Cegonha (que atua na humanização do atendimento à mulher e ao bebê) para construirmos aqui uma UTI Neonatal. Em breve a Prefeitura estará inaugurando a nova maternidade do Hospital Amadeu Sá, com equipamentos de ponta, onde as mães terão atendimento total para terem seus filhos”. Destaca, ainda, o trabalho nas escolas, através do projeto Agente de Saúde Adolescente (ASA), de conscientização sobre a gravidez precoce, além do incentivo a amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida.

O Prefeito de Eusébio, Júnior, que no mês de agosto realizou um ciclo de palestras nos postos de saúde sobre a importância da amamentação exclusiva, destaca que além do cuidado com a gestante, o município dá todo acompanhamento às mães, no pós-parto, e ao bebê. “Destacamos no trabalho que estamos realizando no município; o aumento da cobertura vacinal, o uso da terapia de reidratação oral, o aumento da cobertura do pré-natal, a ampliação dos serviços básicos de saúde, a melhoria das condições ambientais, e o aumento da taxa de aleitamento materno”, destaca o prefeito.