Funck Desabafo encenado no Novo Portugal

segunda-feira | 15/07/2013

O projeto ‘Sexta com Espetáculo’, realizado pela Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo, teve como atração no dia 12 de julho, o monólogo Funck Desabafo, com o ator Erlyson Ferreira. O espetáculo, apresentado no Conjunto Novo Portugal, foi fruto da pesquisa de campo e observação do ator e autor da peça teatral sobre o comportamento de pessoas em festas de funck e forró, principalmente. “Na criação da peça levei em conta principalmente como as pessoas se comportam durante essas festas e o tipo de música tocada, que não tem nenhuma relação com a vida das pessoas e são baseadas somente no ritmo e repetição de palavras”, observou Erlyson.

O espetáculo é uma critica social, um desabafo, sobre o aculturamento das pessoas. Segundo Erlyson, o monólogo traz “Um homem nas suas faculdades mentais transtornadas a uma série de protestos, de músicas sem sentido, que expõe situações inusitadas do cotidiano dos jovens e da sociedade. Neste espaço ele propõe dizer verdades cruas, lavando vidraças e estendendo a roupa no varal encontrando ou não caminhos e respostas para tal desordem. Ao som de músicas eletrônicas, guitarras elétricas, no embalo do pancadão, ele revela cartas amorosas relembrando os adeptos da geração tribalista, dos beijos descompromissados e das noites enfurecidas. Inspiração e Inquietude, loucura e desordem, onomatopéia do Shiu, de Ordem e Progresso”, revela.

Além do personagem principal, vários outros passeiam em cenas em situações diferenciadas baseadas em fatos da vida real, onde muitas pessoas acabam se identificando. No prólogo da encenação é feita a interpretação da música ”Geni e o Zepelim” de Chico Buarque de Holanda. A concepção cênica é de Erlyson Ferreira e a trilha sonora de Alisson Fernando.