Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Escola lança projeto agente voluntário ambiental

sexta-feira | 28/06/2013

A Escola Josefa Sá, da rede de ensino da Prefeitura de Eusébio, fez o lançamento, na manhã desta sexta-feira, dia 28 de junho, do projeto Agente Voluntário Ambiental

(AVA), elaborado e coordenado pelo engenheiro agrônomo e economista, especialista em gestão ambiental, Joaquim Anízio Martins Frota. O evento contou com as presenças do prefeito Júnior, das secretárias Ivonilde Santos (Educação), Goretti Frota (Esportes) e Evalzita Barros (Gabinete), técnicos da Secretaria de Educação, comunidade escolar e membros da comunidade.

O projeto foi criado em 2011 por Joaquim Anízio no bairro São João do Tauape, em Fortaleza, e consiste na capacitação de Agentes Voluntários Ambientais para trabalharem na gestão do meio ambiente na localidade em que residem.

A solenidade foi aberta pela diretora da Escola Josefa Sá, Suzana Martins, que destacou que a palestra e o lançamento do projeto encerram a programação da Semana do Meio Ambiente realizada pela unidade Escolar que mobilizou toda a comunidade. A secretária de Educação, Ivonilde Santos, por sua vez, destacou a importância do projeto que visa capacitar cidadãos para a preservação do meio ambiente.

O Prefeito Júnior ressaltou que a escola Josefa Sá vem se destacando por apresentar projetos pioneiros que depois são replicados nas demais escolas, destacou que esse projeto dos Agentes Voluntários Ambientais é mais um que será vitorioso. “O Eusébio vem dando exemplo de desenvolvimento sustentável, preservando o meio ambiente. Realizamos as conferências locais e a municipal sobre o tema e estamos encampando os projetos que visem dar melhor qualidade de vida a população. A Prefeitura está fazendo sua parte e temos certeza que se a comunidade assumir essa bandeira, o Urucunema, que é o bairro que mais cresce no Eusébio, será também o mais arborizado e o mais bonito”, afirmou.

Após a fala do prefeito o coral infantil da escola cantou o Hino do Eusébio e em seguida a música “Anjos”, composta pelo servidor municipal Luiz Henrique com auxilio dos alunos da unidade escolar. A programação teve continuidade com a palestra “O Agente Voluntário Ambiental (AVA)”, proferida pelo professor Joaquim Anízio Frota Martins. Ele é autor do projeto e tem um objetivo bem definido de trabalhar para transformar as cidades em locais bem arborizados. Para ser um AVA, explica Anízio Frota, não é preciso ser um expert, mas, sim, ter amor pela natureza e querer fazer a diferença. Ele destacou que o projeto além da arborização pode trabalhar com a separação correta do lixo, sua destinação e reciclagem, conscientização da comunidade sobre manter as ruas limpas e até mesmo ações que visem o reúso de materiais descartáveis.

Segundo a diretora da Escola Josefa Sá, Suzana Frota, no bairro Urucunema, 30 pessoas farão inicialmente a capacitação. “Vamos realizar aqui no bairro o projeto piloto que com certeza vai chegar a toda a cidade, fazendo com que a vida das pessoas sejam transformadas por atos simples, como plantar uma árvore e preservá-la”, concluiu.