Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Acilon entrega novo CRAS para a população da Grande Sede

segunda-feira | 24/07/2017


O Prefeito Acllon Gonçalves inaugurou nesta sexta-feira, 21, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da Sede, que terá como missão centralizar os atendimentos dos diversos programas sociais beneficiando os bairros que formam a Grande Sede. O evento contou com as presenças dos secretários Michele Queiroz (Desenvolvimento Social), Mário Lúcio (Saúde), Roberto Rocha (Governo). Goretti Martins (Educação), Ramiro Barroso (Finanças), Léo Abreu (Cultura e Turismo) e Michel Chokito (Esporte e Juventude).


A secretária Michele Queiroz afirmou que o planejamento para criação do CRAS Sede começou com a então secretária de Desenvolvimento Social do município, Marta Gonçalves, hoje vereadora de Fortaleza. “A equipe da secretaria deu continuidade a esse trabalho e hoje estamos entregando esse equipamento, que vai beneficiar a Sede, como um todo e os servidores, porque é um equipamento com materiais novos e com amplas condições de atender bem a população desta região”.


Michele disse que o atendimento do Bolsa Família vai ficar centralizado no CRAS Sede, “por isso estamos recebendo novos computadores e também finalizando a aquisição de um veículo para o Bolsa Família que vai nos ajudar na buscativa, no acompanhamento das famílias. Para mim é uma satisfação fazer parte dessa equipe e de estar ao lado de um gestor comprometido com o bem-estar da comunidade, sempre preocupado em trazer melhorias para a sua população”, pontuou.


O prefeito Acilon Gonçalves observou que o CRAS começou a ser construído nos três últimos meses de sua gestão anterior, quando ele assinou o convênio, mas devido problemas de liberação de recursos, por parte do governo federal, a obra não teve prosseguimento, sendo retomada pelo ex-prefeito Junior. “A obra começou com Marta Gonçalves, depois Goretti Martins e agora quis o destino que a Michele Queiroz desse o toque final nesta obra. O funcionamento desse CRAS vai seguir um novo modelo. Aqui vamos ter funcionando de forma centralizada, pela primeira vez em um CRAS, o Bolsa Família”, detalhou.


Acilon disse que uma das principais funções da Secretaria de Desenvolvimento Social é fazer o cadastramento de todos os munícipes e abrir as portas para que as pessoas possam fazer seu NIS (Número de Inscrição Social) na ação social. “Por isso estamos dando todas as condições para que o trabalho seja realizado com bons equipamentos, Internet e sala de espera para que nenhum eusebiense fique sem realizar seu cadastro.


Comentou que a Secretaria de Desenvolvimento Social existe para suprir as deficiências administrativas que não conseguem fazer com que a população tenha os seus direitos sociais garantidos, “porque o povo tem direito ao emprego, moradia, educação, saúde, lazer, segurança. Então quando ele se sente privado de um desses direitos, procura a secretaria”, asseverou.


Em seguida o prefeito apresentou a equipe que ficará à frente do equipamento, destacando que os mesmos estão determinados a ser servidores públicos, para servir o povo. “Toda vez que a pessoa chegar aqui e apresentar sua carência e que precisar ser atendido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, ele vai ser bem recebido por esses profissionais, pois o atendimento da assistência social é muito importante”, revelou.


Ele entende que um dos trabalhos mais importantes que a Ação Social realiza é a visita domiciliar, pois é quando os profissionais identificam as famílias que estão necessitando do atendimento da Prefeitura. “´na casa você entende porque aquela família está buscando ajuda. Vocês vão traduzir no relatório e vai nos entregar para avaliarmos a real necessidade. Aqui temos o Programa de Suplementação Alimentar, que são para as pessoas, que mesmo dispondo e alguma renda, ou mesmo não dispondo, está com dificuldade de se alimentar. Por isso é importante o cadastro. Temos o Programa de Renda Mínima, onde agente complementa a renda para R$ 600. Peço aos presentes que orientem as pessoas, para que participem do programa, contribuam com a doação de 100 horas de serviço voluntário. Também temos hoje o Aluguel Social, criado para as pessoas que se tirar o dinheiro de sua renda para pagar aluguel, vai faltar comida. O benefício é destinado para as pessoas com renda igual ou inferior a dois salários mínimos”.


“Estamos também trabalhando com o programa de melhoria habitacional, o programa de aquisição da casa própria, que fiou parado nos últimos anos porque o Eusébio passou a ter terrenos muito caros, o que não foi atrativo para o programa Minha Casa Minha Vida. Os empresários correram. Acharam que investindo no Eusébio, eles teriam prejuízos. E então o programa não funcionou aqui para famílias de baixa renda. Vamos tentar buscar recursos do orçamento da União para construir mais casas populares. E já estamos preparando o programa de reforma de imóveis. Fomos comtemplados com recursos para a reforma de 403 moradias no valor de R$ 2 a 9 mil reais em material. Estamos montando a Célula da Habitação e vamos trabalhar arduamente nesses quatro anos para que as pessoas tenham moradia digna”, ressaltou.


Acilon comunicou, ainda, a reforma da sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, que durante as obras vai ficar funcionando na sede antiga do CRAS no bairro Lagoinha, por trás do posto de saúde. Observou que a nova sede terá entre outros setores um novo SINE que realizará um atendimento humanizado. Destacou também o projeto para construir novos CRAS na Mangabeira e do Jabuti, que hoje funcionam em imóveis alugados. Anunciou a criação do CRAS Itinerante que atenderá os bairros que não possuem o atendimento, a ser iniciado pelo Bairro Santo Antônio. Outra melhoria é que o TRUE vai ampliar sua rota para passar em frente ao novo CRAS Sede para atender a todos com mais comodidade e conforto.


Após os discursos o prefeito Acilon, ao lado da secretária Michele Queiroz, descerrou a placa e cortou a fita convidando a todos presentes a conhecerem o novo equipamento. A inauguração contou com a presença da Banda Sinfônica do Eusébio e a participação dos vereadores, Neila Sá, Dadá, Nildinho, França, Chico do Posto, Paulo César e Henrique do Timbú.


O novo equipamento tem 223,04 m² de área, com dependências amplas para atender a população local. O local será responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social da região. O CRAS-Sede conta com área de recepção, duas salas de entrevista, uma de reunião, dois banheiros para deficientes, banheiro feminino e banheiro masculino, sala de administração, depósito e copa.