CRAS Sede atende população de 11 bairros de Eusébio

quinta-feira | 14/09/2017

Inaugurado há mais de um mês, o Centro de Referência de Assistência Social da Sede (CRAS-Sede) tem realizado o atendimento integral das populações de onze bairros do município, que buscam informações ou cadastramento nos principais projetos realizados pela Prefeitura Municipal de Eusébio. Sede do cadastro único, o CRAS realiza uma média de 120 atendimentos por dia, ou seja, cerca de 3.600 pessoas, por mês, somente neste serviço.

Segundo a assistente social Mayara Rodrigues, a demanda é grande, e as pessoas procuram principalmente o local em busca de cadastramento nos três principais projetos de assistência social oferecidos pelo município – o Renda Mínima, o Aluguel Social ou as Cestas Básicas. “Após o cadastramento, agendamos a visita domiciliar e elaboramos um, relatório que é enviado à Secretaria do Desenvolvimento Social, que é quem decide sobre a inclusão das famílias nos programas”, observa.

O CRAS Sede também conta com o Sistema de Convivência de Fortalecimento de Vínculos, que coordena os trabalhos nas Casas do Idoso do Parque Havaí, Tamatanduba e Coaçu, totalizando 235 beneficiados. “Temos no CRAS as equipes de referência que dão suporte aos orientadores sociais que fazem o atendimento nas Casas do Idoso. Temos cinco profissionais realizando esse trabalho, sendo três assistentes sociais e dois psicólogos”, destaca Mayara.

Mayara frisa que no programa de aluguel social, são 66 famílias da Grande Sede beneficiadas. Nas Cestas Básicas, o total chega a 208, além de 8 crianças atendidas pelo Sistema de Convivência de Fortalecimento de Vínculos. No CRAS também funciona o Programa de Atendimento Integral á Família (PAIF) a está acontecendo no momento à entrega do Kit gratuito para TV Digital a inscritos no cadastrado único, cuja remuneração familiar mensal chegue até três salários mínimos.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Michele Queiroz, o CRAS tem como publico alvo; crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, gestantes, e famílias em situação de vulnerabilidade social. “O cidadão é atendido por profissionais de serviço social e psicologia, visando o fortalecimento de vínculos, podendo também receber orientações sobre o acesso aos direitos e ser incluído em programas, serviços e benefícios da rede sócio-assistencial”, revela.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que o CRAS integra a rede de Assistência Social que auxilia a prefeitura na prevenção de situações de risco de cidadãos, fortalecendo vínculos familiares e comunitários e garantindo direitos. Acilon afirma que é por meio do CRAS que a proteção social da assistência chega com maior rapidez ao cidadão. Ele detalha que no Eusébio os programas de assistência social são realizados territorialmente, possibilitando ações descentralizadas para que o maior número de pessoas possa ter acesso às políticas sociais de redução das desigualdades.

No CRAS Sede são atendidas as populações dos bairros; Centro, Amador, Autódromo, Parnamirim, Pires Façanha, Guaribas, Urucunema, Coaçu, Lagoinha, Coité e Parque Havaí. O local é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social da região. O CRAS Sede conta com área de recepção, duas salas de entrevista, uma de reunião, dois banheiros para deficientes, banheiro feminino e banheiro masculino, sala de administração, depósito e copa.