Professoras de Eusébio vencem o concurso de Contadores de Histórias

quinta-feira | 07/12/2017

O Eusébio foi o grande vencedor do Concurso Cultural “Catadores de Histórias: Contadores de Sonhos”, realizado pela Hokma – Treinamento, Arte e Cultura, com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado, das prefeituras de Eusébio e São Gonçalo do Amarante e da Enel Distribuidora de Energia do Ceará. As três professoras que representaram o Eusébio na grande final receberam todos os prêmios da disputa. Em primeiro lugar ficou a professora Ednir Moreira de Souza, da Escola Josefa Sá; em segundo a professora Francisca Jucicarla Mesquita Rodrigues, da Escola do Cararu e em terceiro lugar a professora Sergiane de Souza Santos, da Escola Eduardo Alves Ramos.

A criatividade, performance e desenvoltura foram as principais ferramentas utilizadas pela professora Ednir Moreira de Souza para obter o primeiro lugar. Ela contou a clássica história da Cinderela de uma maneira bem diferente, utilizando o bom humor cearense. O conto tornou-se uma comédia. “A nova roupagem, com o uso do “cearês”, deu um brilho superinteressante à sua participação, que empolgou os presentes”, disse a secretária Goretti Frota.

A professora Francisca Jucicarla, que ficou na segunda colocação, trouxe a história do “Elefante Egoísta”. “O elefante só pensava em si e quando tornou-se rei da floresta se viu sozinho e sem amigos, até que um peixinho lhe pede socorro e ele chega à conclusão que para salvá-lo iria precisar de amigos, modificando assim sua postura diante de vida”, destaca a secretária.

Por fim, a professora Sergiane de Souza Santos apresentou a história do “Sapo Orgulhoso”, que ao ser desafiado pelo touro disse que podia ser maior que ele e passa a inspirar o ar até não aguentar mais e explodir. “Nessa história fica a lição de que o orgulho não traz nada de bom para as pessoas. As três histórias foram muito bem contatas e estão de parabéns as professoras por esse belíssimo resultado”, afirmou Goretti.

O primeiro lugar ficou com R$ 1.500,00 e uma placa. A Escola José Sá recebeu a mesma premiação, por ser a escola da professora vencedora); o segundo lugar recebeu R$ 1.200,00, mais placa e o terceiro R$ 900,00, mais placa. O Concurso Cultural “Catadores de Histórias: Contadores de Sonhos”está em sua quarta edição, mas essa foi a primeira vez que o município de Eusébio participa.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que a prática da leitura recebe um grande incentivo nas escolas públicas da rede municipal de ensino, através do projeto “Vem Ler Comigo”, que tem fortalecido o contato dos alunos com o mundo da literatura, melhorando a atenção, a escrita e o raciocínio, inclusive para o aprendizado de outras matérias.