Eusébio inicia o Tempo Integral nas escolas em fevereiro

sexta-feira | 05/01/2018

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação do Município (Seduce) inicia o Tempo Integral 2018, a partir do dia 20 de fevereiro. Este ano, todas as escolas oferecerão o Tempo Integral de forma optativa, inclusive as escolas Neusa de Freitas Sá, Paulo Sá e Raul Tavares II, que em 2017 só aceitaram alunos em tempo integral. A medida foi definida para atender a solicitação dos pais e dos próprios alunos para que eles exerçam outras atividades fora do âmbito escolar.

Segundo a secretária de Educação, Goretti Martins, em 2017 participaram do programa 7.876 alunos, que representou 60% dos alunos da rede municipal de ensino. Ela observa que tornando a adesão optativa a tendência é ampliar. “Trabalhos com a conscientização do aluno, de que o segundo período é salutar para seu aprendizado, pois as escolas oferecem atividades lúdicas e esportivas, acompanhamento de tarefas e cursos de capacitações, além de refeições balanceadas, a integração e a boa convivência com os colegas”, ressalta.

O coordenador do Tempo Integral de Eusébio, professor Alexandre Alves observa que desde o final de 2016 que o projeto passou a ter atividades articuladas do tempo integral com formação extensiva aos monitores e mediadores trazendo qualidade para as atividades. “Acreditamos que manteremos a meta de não termos nenhuma criança fora da escola. Para tanto contamos com o projeto ‘Nenhum a Menos’ realizado pelo Departamento de Apoio ao Estudante. Caso o aluno falte três dias consecutivos, sem justificativa, a equipe vai até sua residência para averiguar as razões. Com esse trabalho a evasão no município está abaixo de 1%.”

Goretti observa que a Seduce também atende alunos com deficiência através da Equipe de Inclusão, que realiza um trabalho consistente, com participação diária na vida dos alunos com necessidades especiais de escola em escola, aluno por aluno. A secretária detalha que o Eusébio teve 11 escolas que obtiveram uma boa avaliação no IDEB e, com isso deixaram de receber recursos do projeto Mais Educação, que é destinado para reforçar as atividades nas escolas com resultados abaixo da média. “Mas mesmo assim a Prefeitura está garantindo, com recursos próprios, a continuidade das atividades nessas escolas”, relatou.

O prefeito Acilon Gonçalves pontua que as escolas estão preparadas para receber todos os alunos que desejem participar do Tempo Integral, e o objetivo é tornar o ambiente escolar atrativo para que os alunos tenham prazer de estar na escola e tirar o melhor proveito para sua vida. Ele ressalta que através do projeto, o aluno passa a ser o sujeito mais importante do processo, pois todas as ações convergem para ele. “Queremos que os alunos encontrem nas escolas um lugar para seu desenvolvimento e crescimento. Que sintam o ambiente escolar como sua segunda casa, e assim facilitando seu aprendizado nos estudos e para a vida”, concluiu.