Posto do Novo Portugal tem grande procura nos primeiros 15 dias de funcionamento

terça-feira | 09/01/2018

Com 15 dias de inaugurado, o Posto de Saúde do Novo Portugal, a Unidade Básica de Saúde Manuel Luiz de Almeida, está atendendo em média 40 pessoas por dia. Segundo a enfermeira Glaucília Sá, são 1.337 pessoas cadastradas na unidade, das comunidades do Novo Portugal e Bela Fonte, que antes eram atendidas anteriormente no Posto do Olho D’água. “A maior demanda é pela manhã, principalmente no atendimento médico e odontológico e nos referenciamentos para às unidades especializadas”, disse a enfermeira.

No local, também estão sendo realizados os atendimentos às crianças, gestantes, imunizações e encaminhamentos para exames laboratoriais e ultrassonografias. A dentista da unidade, Elisângela Santos, observou que diariamente são atendidos 16 pacientes, sendo oito pela manhã, mais duas emergências e quatro à tarde e outras duas emergências. “A procura maior aqui, é a prevenção. Fazemos profilaxia, limpeza, atendimento a dores de dente, prescrições e curativos. A comunidade era carente desse atendimento e com a chegada do novo posto, a demanda tem sido grande. Mas o que sentimos é que a comunidade está feliz por ter conquistado sua autonomia no atendimento de saúde,” observou.

Além do atendimento no posto, a profissional ao lado do auxiliar de saúde bucal, Marcelo Freitas, vai às escolas onde realiza a aplicação de flúor, exames e agendamento de atendimentos nos postos. Outro atendimento é para pessoas acamadas ou com dificuldade de deslocamento ao posto.

A moradora da Bela Fonte, Érica levou, nesta terça-feira pela manhã, seu sobrinho que estava gripado para ser atendido. “Aqui o atendimento é mais rápido e muito bom. Antes tínhamos que andar muito para sermos atendidos”, frisou. Já a dona Maria Xavier, moradora do Novo Portugal disse que antes era atendida no Olho D’água. “Agora o atendimento está bem perto da minha casa. Foi uma benção de Deus, o prefeito ter a ideia de fazer esse posto. Antes andava até o posto sob o sol quente pra ser atendida. Depois veio o TRUE que é outra benção, mas agora estou com o posto bem pertinho de onde eu moro”, frisou.

Dona Maria da Penha, moradora da Estrada do Fio, do lado da Bela Fonte, disse que antes era atendida no Posto da Lagoinha onde encontrava com mais facilidade os medicamentos para diabetes, colesterol e dores na coluna. “Agora está uma maravilha, bem pertinho e com atendimento de primeira”, comentou.

O prefeito Acilon Gonçalves pontua que a Atenção Básica tem como propósito, promover e proteger a saúde, prevenir agravos, emitir diagnósticos, realizar o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde dos cidadãos. “A meta é desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e a autonomia das pessoas em busca de uma melhor qualidade de vida”, declarou.

Revelou que no Eusébio as unidades básicas servem de contato preferencial dos usuários, sendo a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. “Por isso que buscamos construir postos perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem e, com isso, garantir o acesso à população a uma atenção à saúde de qualidade”, finalizou.