Prefeitura de Eusébio anuncia mudanças no calendário vacinal deste ano

terça-feira | 16/01/2018

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o Calendário de Vacinação para este ano com algumas mudanças. Segundo a coordenadora do Departamento de Imunização da SMS, Rita Alexandrino, as alterações visam dar maior efetividade as imunizações, direcionando para as faixas etárias indicadas pelo Ministério da Saúde. Ela observa que a vacina contra Varicela, por exemplo, será disponibilizada em sua segunda dose para crianças de 4 a 6 anos de idade (até 6 anos, 11 meses e 29 dias).

Já a Vacina contra Febre Amarela terá ampliada a Área com Recomendação para Vacinação (ACRV), visando uma maior cobertura e prevenção contra o surto ocorrido no país. Ela destaca, ainda, que a vacina HPV Quadrivalente será disponibilizada para meninas de 9 a 14 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias) e meninos de 11 a 14 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias).

Por fim, a vacina Meningocócica C (conjugada) conforme a coordenadora, será disponibilizada para adolescentes de 11 a 14 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias). “Sempre que ocorre uma mudança na situação epidemiológica, mudanças nas indicações das vacinas ou incorporação de novas vacinas, são realizadas as mudanças no calendário”, destaca.

Para o prefeito Acilon Gonçalves, as mudanças decorrem da necessidade de se otimizar a aplicação das imunizações para que possam ter mais efetividade. Ele destaca que o município vem, a cada ano, batendo as metas do Ministério da Saúde, quando a cobertura vacinal devido às respostas obtidas junto a população, que têm atendido os chamamentos da administração e comparecido aos postos nas campanhas anuais. “A cobertura é essencial para que seja mantido o bom nível de saúde e a qualidade de vida que nossa população tem obtido nos últimos anos”, destacou.