Prefeitura inaugura o Setor de Inclusão nesta quarta-feira

segunda-feira | 12/03/2018

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação (Seduce) inaugura, nesta quarta-feira (14), às 9 horas, a sede do Setor de Inclusão. O local possui salas climatizadas, pátio coberto, almoxarifado, banheiro adaptado e despensa. O setor é vinculado a Secretaria de Educação e surgiu da necessidade de acolher as pessoas com deficiência, bem como oferecer suporte à comunidade escolar.

Segundo a secretária de Educação, Goretti Martins, o Setor de Inclusão dá assessoria aos professores, diretores, coordenadores e familiares; realiza a anamnese e avaliação dos alunos; concede orientações e formações para professores, profissionais de apoio e diretores; realiza estudos direcionados; oficina de Libras; oficina de materiais adaptados e encaminhamentos para consultas e para Centros de Referências. “Realizamos o acompanhamento interdisciplinar por meio de atendimento clínico educacional dos alunos com necessidades educativas especiais das redes regulares de ensino favorecendo o processo de inclusão” destaca.

O público alvo do Setor são os alunos com deficiência: física, intelectual, auditiva, visual; transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e altas habilidades/ superdotação. A equipe técnica do órgão conta com pedagogo, psicopedagogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e psicólogo.

Segundo a coordenadora do Setor de Inclusão, Marcilene de Lima Abreu, as 39 escolas, incluindo o NAMME, recebem assessoria do Setor de Inclusão, a maioria com a presença de alunos especiais. No Setor de Inclusão são atendidas 100 crianças especiais. Já nas 18 salas de recursos multifuncionais que funcionam nas escolas, são mais de 420 crianças e jovens atendidos.

O evento de inauguração contará com a presença do prefeito Acilon Gonçalves. O prefeito afirma que após a inauguração do Setor de Inclusão, até abril, estará entregando à população a Sala do Autista. “Com isso fecharemos então toda a área de educação, com atendimento a todos os segmentos. Nosso objetivo é continuar oferecendo uma educação de excelência para todos os munícipes”, declarou.