Secretaria de Desenvolvimento Social realiza programação voltada para as crianças eusebienses

sexta-feira | 26/10/2018

A Prefeitura Municipal de Eusébio, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) realizou nos dias 23, 24 e 25 deste mês, programações referentes ao Dia da Criança nas comunidades. Segundo a secretária Michele Queiroz, participaram das atividades as crianças participantes do programa Criança Feliz e dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, realizados pelos Centros de Referencia da Assistência Social (CRAS).

Durante os eventos, realizados no CRAS da Mangabeira, no dia 23; no CRAS do Jabuti, no dia 24 e na Casa do Idoso do Parque Havaí, no dia 25, as crianças tiveram a disposição brinquedos infláveis, pula-pula; pintura no rosto; brincadeiras, e receberam pipoca, algodão doce e lanches. Também participaram as mães e gestantes atendidas pelo projeto “Criança Feliz”.

Segundo Michele, a atividade fortalece o vínculo familiar com os profissionais dos CRAS e resgata os valores da convivência. Ela destaca que diferente das festas dos anos anteriores, a deste ano funcionou com uma grande festa de aniversário, onde todas as crianças se sentiram homenageadas e acolhidas.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca a importância do trabalho que a SDS realiza junto as famílias, com seus diversos projetos. Ele pontua que as famílias em situação de risco social podem encontrar o apoio necessário para a superação de diversos problemas, através de profissionais capacitados. “Nosso objetivo é fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. Essa ação possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários”, ressalta.

Os projetos

O programa Criança Feliz promove um aumento do acompanhamento para famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, que possuem bebês ou crianças de até 3 anos de idade, através de assistentes sociais que dão orientações de como criar as crianças em melhores condições, promovendo um desenvolvimento mais saudável da sociedade.

Já o Convivência e Fortalecimento de Vínculos é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

O Serviço realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários. É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.