Alunos eusebienses apresentam trabalhos na etapa regional do Ceará Científico

terça-feira | 20/11/2018

Os alunos das turmas de Ensino Fundamental II das escolas Paulo Sá e Eduardo Alves Ramos, da rede municipal de ensino da Prefeitura Municipal de Eusébio, estarão apresentando seus trabalhos científicos, nesta quarta-feira (21), a partir das 8 horas, durante o III Ceará Científico Regional, que acontece na sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na Precabura. O evento tem o objetivo de selecionar trabalhos escolares que irão avançar para a etapa estadual.

Os alunos das duas escolas foram os finalistas da I Feira Científica e Cultural realizada nas escolas do município entre os dias 20 e 23 de agosto deste ano e da Etapa Municipal, que aconteceu no dia 29 de agosto. O evento mobilizou todas as escolas do Ensino Fundamental II e contou com apoio da Secretaria de Educação, através do Departamento de Ensino Fundamental II, com orientações e logística para o sucesso dos trabalhos.

Pela Escola Eduardo Alves Ramos, os vencedores foram os alunos; Letícia Cândido da Silva e Adryan Lima Silva, com orientação do professor Antonio Ivan Peixoto Mourão. Já da Escola Pulo Sá, foram classificados os alunos Adryelson da Silva de Sousa e Gabrielle Sousa Queiroz, com a supervisão da professora Greyciane Sabóia de Sousa. A coordenação dos trabalhos ficou a cargo da responsável da Secretaria de Educação, professora Valdênia Maria Freitas da Silva.

A etapa regional ocorre na área de abrangência do Crede 1 movimentando as cidades e a população em prol da popularização das ciências. Os primeiros lugares, em cada categoria, ganharão credencial para participar da etapa estadual. O prêmio prevê a disputa em oito categorias são: Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e suas Aplicações, Robótica Educacional, Educação Ambiental Científica, Educação Ambiental Artístico-cultural e Pesquisa Júnior – Ensino Fundamental.

Segundo a secretária de Educação Goretti Frota, a ação pedagógica é conduzida e desenvolvida pelos estudantes, sob orientação de seus professores, e visa incentivar a produção e a dinamização do conhecimento no contexto da sala de aula, da escola, da comunidade, da sociedade e do mundo, por meio da vivência do protagonismo estudantil.

Para o prefeito Acilon Gonçalves, o evento é uma ferramenta importante para reconhecer os talentos que existem nas escolas públicas: “Como gestores, é nosso dever incentivar os alunos para que eles possam desenvolver seus talentos e com isso encontrar as áreas que se sintam mais produtivos para si e para a sociedade”, destaca.

O Ceará Científico incentiva a construção de projetos que promovam a integração curricular das disciplinas, enaltecendo a interdisciplinaridade. Além disso, a ação visa estimular parcerias entre instituições acadêmicas ou educacionais com as escolas e, ainda, promover o intercâmbio artístico, científico e cultural no âmbito escolar, comunitário e social.