Eusébio abre II Mostra Ambiental Eusébio Verde

quinta-feira | 02/06/2016

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), abriu nesta quinta-feira (02) a II Mostra Ambiental Eusébio Verde, que está sendo realizado no Galpão anexo ao Núcleo de Artes Educação e Cultura (NAEC), do município. O evento contou com as presenças do prefeito Júnior, do deputado Bruno Gonçalves, do Secretário Estadual de Meio Ambiente, Artur Bruno, com superintendente da Semace, José Ricardo Araújo Lima, do vice-prefeito Paulo César Feitosa, e do presidente da AMMA, Celso Rodrigues.

A Mostra Ambiental dá visibilidade aos produtos e serviços, com a exposição de práticas sustentáveis, instrumentos para propiciar o aumento da prática de reciclagem, da reutilização dos resíduos sólidos e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos e ao mesmo modo as boas práticas de responsabilidade socioambiental.

Para o vice-prefeito de Eusébio Paulo Cesar Feitosa, a Mostra é uma demonstração da profissionalização da AMMA, que tem departamentos bem organizados em todas suas áreas de abrangência, com destaque para a Educação Ambiental, Fiscalização e Controle Urbano, “A AMMA já emitiu 1 milhão de autos de infração, criou a coleta seletiva, informatizou os processos, o controle urbano, realiza o controle dos mananciais, além de atuar na urbanização e construção de praças. “O desenvolvimento de forma Sustentável é algo visível no Eusébio e isso se deve muito ao interesse político do nosso prefeito que tem apoiado todas as ações realizadas pela Autarquia”, frisou.

O deputado Bruno Gonçalves destacou que no Eusébio todas as ações são voltadas para a sustentabilidade e a Mostra Ambiental vai em sua programação ter espaço para reconhecer os melhores projetos de preservação ambiental realizados pela iniciativa privada e o poder público. “Temos que ter sempre esse cuidado com o meio ambiente. Por isso convido cada um para ser mais um agente para tornar o Eusébio cada vez mais uma cidade sustentável”, frisou.

O superintendente da Semace, José Ricardo Araújo Lima, destacou a presença de várias empresas sediadas no Eusébio na Mostra Ambiental. “É muito importante saber que elas estão ligadas a este tema. É muito bom saber que no Eusébio o meio ambiente é tratado com respeito. Vale lembrar que enquanto a maioria dos municípios do Brasil ainda trabalham com lixões, o Eusébio já conta com um aterro consorciado e boas práticas de reciclagem,” observou.

O presidente da AMMA, Celso Rodrigues, destacou o trabalho da Coordenadoria de Educação Ambiental, que tem a frente Stella Barros com apoio da analista ambiental Ciria Lima. Ele observou que todas as empresas presentes na Mostra, são produtoras de resíduos sólidos, mas adotam políticas sustentáveis em suas produções, “elas estão à frente de diversas indústrias do país”, argumentou. Celso destacou a existência do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, mas observa que a lei somente não basta, é necessário o comprometimento de todos com a causa.

O prefeito Júnior, por sua vez, lembrou que há cerca de um ano, os municípios recebiam uma notícia muito preocupante, que era a intenção do Governo do Estado de centralizar os licenciamentos ambientais, o que segundo ele, travaria o desenvolvimento dos municípios. “Mas graças ao apoio do secretário Artur Bruno, essa ideia foi superada e os municípios continuaram a emitir os licenciamentos. Hoje temos um órgão preparado para fiscalizar desde o pequeno, médio ao grande empreendimento”, asseverou o gestor municipal.

Ele revelou que nos últimos cinco anos, o Eusébio teve um crescimento de 400% no número de estabelecimentos comerciais e industriais e 60% das vagas de trabalho criadas foram ocupadas por eusebienses. “A AMMA tem grande importância nesse crescimento devido o controle urbano que exerce. Hoje o órgão está equipado e conta com diversos profissionais de qualidade”.

O prefeito Júnior destacou ainda a promessa da Sema de auxiliar o município na construção do Parque Urbano do Polo de Lazer, que criará uma grande praça de lazer e a urbanização da Lagoa, criando um lugar agradável e aprazível para toda a população. “Esperamos que essas obras sejam iniciadas ainda neste ano”, comentou.

Em seguida falou o secretário de Meio Ambiente do Estado, Artur Bruno, destacou que vários procedimentos que antes eram realizados pela Semace e Ibama, hoje são feitos, com excelência, pelos municípios. “O Eusébio é exemplo para os outros municípios, pois trata de seus resíduos sólidos, tem o sistema de coleta seletiva, recicla seu lixo e ainda auxilia famílias de catadores. Vamos entrar nessa luta e apoiar o Eusébio para construir o melhor Parque Urbano da Região Metropolitana aqui no Polo de Lazer. Outra ação será o reflorestamento da nascente do Rio Pacoti e suas matas ciliares, que beneficiará também o Eusébio”, pontuou.

O secretário abordou o tema Política Estadual de Resíduos Sólidos-PERS. Logo depois, houve a palestra sobre as Olimpíadas Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) no Ceará, com Luís Fernando Pessoa de Andrade, da Fiocruz e a do professor Albert Gradvohl, sobre Reciclagem de Resíduos Sólidos. A mostra teve continuidade na tarde desta quinta-feira e será encerrada nesta sexta-feira, às 14 horas com a entrega do Selo Verde 2016 aos melhores projetos apresentados pelos empreendedores.