Eusébio realiza certificação do Prêmio Peteca 2019 e premia vencedores da VIII Mostra Comvida

quarta-feira | 30/10/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação, realizou nesta quarta-feira (30), na Câmara Municipal, a certificação do Prêmio Peteca 2019 e a premiação da VIII Mostra Comvida. Os dois projetos, realizados nas unidades de ensino, mobilizam os alunos durante todo o período letivo e alertam para dois segmentos de grande importância para a sociedade: o combate ao trabalho infantil e as ações voltadas para o meio ambiente.

O momento foi aberto pela secretária de Educação de Eusébio, Goretti Frota, que destacou o empenho de cada escola em trabalhar os dois projetos ao longo do ano. Ela parabenizou as escolas vencedoras do Prêmio Peteca, a nível municipal e estadual, e da Mostra Comvida. “Sentimos que os trabalhos foram feitos com carinho e dedicação. Os alunos aprenderam bem as lições que foram repassadas em seus trabalhos”, frisou.

A coordenadora do Prêmio Peteca no Eusébio, Jéssica Soares, destacou a redução do número de casos de trabalho infantil no município. nos três últimos anos. “Em 2017 após a pesquisa encontramos 163 casos; 2018 foram 79 e neste ano, 57 casos. Isso demonstra que estamos conseguindo descobrir os casos e desenvolver ações para orientar os pais e responsáveis sobre o não trabalho. A criança tem direito ao lazer, ao esporte e a escola” frisou.

Conforme a coordenadora do Departamento de Apoio ao Estudante (DAE), Maria do Carmo Bezerra (Carmosa), quando esses dados chegam ao Departamento no final da pesquisa, eles são encaminhados para o Conselho Tutelar e depois para o CREAS que faz o trabalho indo às residências, orientando os pais e acompanhando os casos.

Segundo Jessica, a verificação das denúncias é importante, porque muitas vezes o auxílio das tarefas domésticas é confundido com trabalho infantil. Ele frisou que os casos mais comuns são: babá, trabalho em oficina mecânica, servente de pedreiro, e em mercadinhos, seja no empacotamento ou auxiliando a levar as compras. “Esse resultado mostra que o trabalho realizando, tanto pela Educação como pela Assistência, está obtendo bons resultados. As crianças têm permanecido nas escolas, participando dos projetos em tempo integral”, asseverou.

Outro destaque da solenidade foi o momento das premiações das Escolas. Nos últimos três anos, o Eusébio tem se destacado em premiações estaduais e nacionais. Em 2017, ficou no 5º lugar do estado com a Escola Santa Clara na modalidade Poesia; em 2018, obteve dois primeiros lugares. Um com a Escola João de Freitas, com curta-metragem e o outro com a Escola Cararu, também com curta metragem. A Escola ficou em segundo lugar na disputa nacional. Já neste ano novamente a Escola Cararu, ficou em primeiro lugar na modalidade curta-metragem.

Em seguida foi apresentado o Curta Metragem “Jeito de Criança, Trabalho de Adulto”, que venceu o Prêmio Peteca Estadual 2019, realizado pela Escola do Cararu. Em seguida foi feita a entrega da premiação. Dando prosseguimento, a coordenadora do DAE, Maria do Carmo, iniciou a solenidade de entrega da certificação do Prêmio Peteca 2019, para as seguintes escolas:  Elisbão Pio, que participou na categoria Desenho; Francisco Tavares de Abreu, na categoria Poesia; Izídio José Campina, na modalidade Conto; Santa Clara, na modalidade Poesia; Neusa de Freitas Sá, Desenho; Raul Tavares Cavalcante II, na modalidade Desenho; Eduardo Alves Ramos, na modalidade Música; Josefa Sá, na modalidade Música.

Na segunda parte da solenidade foram entregues a premiação da VIII Mostra Comvida. O primeiro lugar ficou com a Escola do Cararu; O segundo lugar com a Escola Raul Tavares Cavalcante II e o terceiro lugar ficou com a Escola Josefa Sá, todas receberam placas e medalhas. Representando a AMMA, a coordenadora do Departamento de Educação Ambiental, Stela Barros, disse que a Autarquia está à disposição das escolas para apoiar as ações voltadas para o Meio Ambiente, com suporte técnico e projetos.

O prefeito Acilon Gonçalves destacou que os dois projetos – Peteca e Comvida – tem prosperado pelo empenho do corpo técnico da Secretaria de Educação e da comunidade escolar, que trabalham para fazer a diferença. “Através do Peteca conseguimos uma redução de mais 65% dos casos de trabalho infantil em três anos, com as ações realizadas nas escolas e nas comunidades. Já o projeto Comvida vem trabalhando a conscientização das crianças quanto a preservação do meio ambiente. O objetivo é prepararmos o caminho para construirmos uma sociedade mais justa, critica e consciente de seus direitos e deveres”, pontuou.