Psicóloga aborda o resgate de vínculo entre pais e filhos durante a pandemia

terça-feira | 30/06/2020

A psicóloga Tarciane Ferreira, da equipe do Departamento de Apoio ao Estudante (DAE), da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Eusébio, em uma mensagem direcionada  aos paisdos alunos eusebiense, falou sobre a construção e o resgate do vínculo afetivo durante o atual período da pandemia e do isolamento social. “No dia a dia a correria é grande e ai com o tempo os pais vão sedistanciando, mesmo que não intencionalmente, dos filhos. Eles passam a ser cuidados por outras pessoas, parentes, babás, enquanto os paistrabalham. Com isso, esse vínculo vai sendo um pouco desgastado com o passar do tempo,” pontua.

Ressalta que agora com o isolamento socialexiste a chance de fortalecer ou mesmo reconstruiros laços, “se não está sendo fácil para nós adultos, que temos uma compreensão e entendimento, ter que ficar isolado e com diversos cuidados, imagine para adolescentes e crianças, que não podem nem ir à escola e muito menos brincar com os colegas, que é onde eles desenvolvem os conceitos de amizade. Isso foi quebrado forçosamente”, avalia.

Tarciane aconselha que os pais devem tirar momentos para vivenciar com os filhos. “Uma conversa ou mesmo ficar junto, pois é uma chance que estamos tendo de ficar mais tempo com eles. Valorizar as refeições à mesa, com toda a família, pois é um momento para manter também uma boaconversa, momento de saber como foi o dia. Tiremomentos para brincar com os filhos, assistir um filme, ou mesmo puxar conversas,” frisa.

“Sabemos que a adolescência é uma fase difícil, de mudanças dos hormônios. Não é fácil para eleadolescente, e muitas vezes nós pais não estamospreparados para essa fase. Gosto muito de falar nas sessões com os pais, que na dúvida como se portar com o filho, lembrar de como deveria ter sido o adulto que eu precisava quando criança”, argumentou.

Ela observa que muitas vezes os adultos reproduzem o que receberam quando eram crianças e adolescentes, mas entende que existe umachance de fazer diferente. “Tem um autor, John Bowlby, que fala do ‘Resgate do Apego’. Ele estudou o tema do vínculo entre pais e filhos e entrecuidadores e os filhos; a construção desse laço e do vínculo; e como é esse vínculo no olhar da criança e do adolescente. Espero que consigam resgatar esse vínculo, consigam fortalecer essa relação com os filhos. Esse é um momento de estar bem com nosso emocional e estar junto, pois o que estamos vivenciando é tudo novo. Nós somos passiveis de erro e não precisamos nos culpar por isso”, concluiu.

Tarciane Ferreira vai gravar vídeos semanais sobre esse tema que estará disponível no site do DAE no seguinte endereço: https://daeamor.wixsite.com/daeamor