A partir desta quarta passa a ser obrigatório o uso de máscara de proteção para transitar pelas vias de Eusébio

terça-feira | 05/05/2020

A partir desta quarta-feira (6) ninguém poderá transitar sem máscara de proteção nas vias no município de Eusébio. A medida segue o decreto estadual anunciado nesta terça-feira (5) pelo Governador Camilo Santana. Essa é uma formamais eficiente de evitar o alto contágio do Coronavírus que está em sua fase de pico.

A Prefeitura de Eusébio solicita que as pessoas atendam essa medida para que não levem o vírus para dentro de sua casa, pois estará colocando em risco sua própria vida e a dos entes queridos, principalmente àqueles que são mais vulneráveis a doença, como idosos e pessoas com doenças crônicas. Mas até pessoas aparentemente sadias estão tendo complicações sérias de saúde devido ao Covid-19.

Devido os números crescentes de casos, a Prefeitura vem tomando medidas profiláticas como a desinfecção de ruas e equipamentos públicos através de pulverização feitas pelos agentes de endemias. Os bairros do Santo Antônio e Mangabeira, que registraram o maior número de casos de infecção no município, foram os primeiros a ser desinfetados. O trabalho terá continuidade dependendo da necessidade verificada nas localidades.

A Prefeitura solicita as pessoas que providenciem máscaras caseiras para poder transitar na cidade, mas para auxiliar a população a gestão também estará fazendo a distribuição de máscaras.Os locais de entrega serão anunciados ainda, mas quem precisar, pode acionar a Prefeitura através do número 98205 3547. As pessoas que estiverem nas ruas sem a máscaras serão abordadas pelos guardas municipais e agentes de trânsito para colocarem e caso não tenham o material serão encaminhados para fazer um cadastro para ter acesso ao material.

Pelos próximos 14 dias, a Prefeitura quer que a população mantenha o isolamento social o mais rigoroso possível, isto é, que todos permaneçam em suas casas para evitar o contágio, mas mesmo dentro de casa a pessoa tem que tomar certos cuidados, como estar sempre lavando as mãos com água e sabão; fazer a desinfecção das superfícies e materiais que muitas pessoas manuseiam e colocar um pano na soleira da porta com agua sanitária (duas colheres de sopa por 1 litro) para pisar antes de entrar em casa. Além disso, nesses dias de isolamento mais rigoroso, não receber visitas em casa, e se receber que a pessoa esteja usando máscara e faça a higienização das mão com álcool a 70% preferencialmente gel.

No caso de extrema necessidade, se tiver que sair de casa, a pessoa deverá estar de máscara e sempre manter a distância de 2 metros das demais pessoas, pois o vírus pode estar do lado e a pessoa inadvertidamente pode estar se contaminando e levando a doença para dentro de sua casa. Se todos cumprirem essa determinação da Prefeitura, o tão almejado retorno a normalidade acontecerá com maior brevidade. Mas o momento atual é de conscientização de todas as pessoas, de que o vírus existe e pode ser fatal se a pessoa não tomar os devidos cuidados que têm sido recomendados.

Decreto estadual

O Governo do Estado renovou até 20 de maio o isolamento social em todo o estado e tornou obrigatório, a partir desta quarta, o uso de máscaras para todas as pessoas que forem sair de casa. Com isso continua a permissão para apenas os serviços essenciais continuarem funcionando. Permanecem fechados os bares, restaurantes, lanchonetes, shoppings e estabelecimentos congêneres; academias, clubes, centros de ginástica e estabelecimentos similares, salas de cinema, equipamentos culturais, teatro, casas de shows, boates, estádios, templos, igrejas e demais instituições religiosas, escolas públicas e privadas, feiras e exposições.