Agentes de Endemias atuam no combate as arboviroses e orientam famílias sobre a prevenção do coronavírus

sexta-feira | 17/04/2020

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, está dando continuidade ao trabalho de inspeção residencial através dos Agentes
Comunitários de Endemias (ACE). No momento 90% dos agentes estão em
campo trabalhando no combate e prevenção das arboviroses em todo o
município. Os demais foram liberados por estarem no grupo de risco. Além do trabalho rotineiro, os agentes estão dando orientações às famílias sobre o respeito ao isolamento social e como se prevenir contra o Coronavírus.

Segundo o coordenador de Endemias da SMS, Iones Ferreira, os agentes utilizam EPIs e mantém o distanciamento seguro das pessoas ao entrarem nas residências. No primeiro Levantamento de Índice Rápido (LIA) realizado entre 06/01 a 28/02, do total 38.293 imóveis existentes no município, foram inspecionados 4.293, sendo encontrados criadouros do mosquito Aedes Aegypti em 9 residências localizadas nos bairros da Precabura, Santa Clara, Tamatanduba, Timbú e Jabuti. Os agentes fizeram tratamento com larvicida e eliminaram possíveis locais com possibilidade de se tornarem focos em 489 imóveis.

Iones pontua que atualmente os agentes já realizaram 80% da segunda LIA. “Estamos realizando as visitas, com as devidas precauções e até o final do
mês deveremos concluir essa fase,” ressalta. Já foram inspecionados 2.387
imóveis e trabalhados 291, com limpeza, verificação de vasilhames, das caixas d’água, entre outras ações, sendo encontrados quatro casas com focos, localizadas nos bairros Precabura e Mangabeira.

Para o secretário de Saúde Mário Lúcio, com o isolamento social, as
pessoas podem auxiliar nesse trabalho verificando os quintais e jardins de suas casas e eliminando possíveis criatórios do mosquito Aedes Aegypti. “Apesar de estamos todos envolvidos no combate e prevenção do Novo Coronavírus, não podemos nos descuidar das arboviroses, pois elas também preocupam e podem causar sérios danos para a saúde das pessoas”, ressaltou.

Cuidados Se cada cidadão se responsabilizar para semanalmente fazer vistorias no seu imóvel, os focos do mosquito poderão ser evitados. Neste mês de abril,apesar de esparsas, as chuvas continuam, e isso pode aumentar a formação de criadouros do Aedes aegypti fora e dentro de casa. Devem ser verificados se baldes, potes, quartinhas, bacias, tambores e outros recipientes que armazenam a água potável ou para uso doméstico estão limpos e vedados corretamente.

Não se deve deixar que a agua da chuva fique acumulada sobre as lajes
e calhas e nos quintais e jardins, as garrafas devem ser colocadas viradas com a boca para baixo, encher até a borda os pratinhos dos vasos de plantas com areia e acondicionar corretamente o lixo que possa armazenar água.