Alunos apresentam trabalho sobre a abolição dos escravos no I Vitrine

sexta-feira | 04/04/2014

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Educação, realizou nesta sexta-feira, 4 de abril, no auditório da Escola Neusa de Freitas Sá, o I Vitrine, com o tema Movimento Abolicionista. O evento teve como objetivo a apresentação dos melhores trabalhos feitos por alunos de escolas municipais com relação ao tema. O trabalho, coordenado pelo Departamento de Apoio ao Estudante – DAE, segundo a secretária Ivonilde Santos, tem como objetivo a integração entre as escolas e para que os alunos conheçam e valorizem a história do Ceará, como primeiro estado a libertar os escravos no Brasil.

Os alunos das escolas do ensino Fundamental II realizaram, em sala de aula, trabalhos com relação a abolição dos escravos, durante todo o mês de março, mês em que se comemora a libertação dos escravos no Ceará. Os melhores trabalhos de cada sala de aula foram escolhidos para a apresentação para toda a escola e o melhor trabalho daquela fase foi indicado para o Vitrine.

Durante a atividade, as escolas apresentaram danças, poesias, encenações teatrais, entre outras atividades.

A Escola Neusa de Freitas Sá apresentou um espetáculo de dança relembrado o Dragão do Mar, Francisco José do Nascimento, vulgo Chico da Matilde. A Escola Francisco Tavares de Abreu, por sua vez, levou para o Vitrine, o trabalho intitulado Viva a Liberdade, com dança resgatando a tradição dos negros do Brasil. Já a Escola Paulo Sá mostrou a entrevista feita com participantes do tradicional Reisado da Mangabeira. Já a Escola Elisbão Pio apresentou uma poesia.