Alunos da Escola Josefa Sá participam de palestra “Um sonho sem limites” do Selo Unicef

sexta-feira | 22/03/2024
Fotos: Levy Oliveira/PME

Nesta sexta-feira (22) os alunos do 9º ano da Escola Josefa Sá participaram de uma palestra com os profissionais do Busca Ativa Escolar e do Departamento do Selo Unicef de Eusébio. A palestra faz parte da ação Trajetórias de Sucesso Escolar, do UNICEF, que tem por objetivo contribuir com as escolas públicas na construção de boas práticas para que estudantes consigam superar desafios e alcançar o sucesso.

A ação desenvolve, com apoio do UNICEF, programas de enfrentamento da cultura de fracasso escolar, oferecendo um conjunto de recomendações e experiências didáticas para o desenvolvimento de políticas educacionais que promovam o acesso, permanência e aprendizagem desses estudantes.

A palestra desta sexta-feira foi ministrada pela psicóloga Larisse Alves que abordou temas importantes para os alunos. Um dos temas, foi qual profissão eles gostariam de seguir. “Nós fazemos as palestas com foco nos alunos do 9º ano das escolas da rede municipal. Esse é o momento é de ouvi-los, de saber os sonhos e a importância de fazermos essa troca de experiência com eles”, disse Larisse Alves.

Com reflexões sobre sonhos individuais e coletivos dos alunos, são trabalhados o conceito de igualdade entre os seres humanos, as desigualdades sociais e o direito à diversidade. Também serão apresentados dilemas com base em casos reais, seja da própria mediadora, ou de alguém da própria escola, por meio dos quais os(as) estudantes serão desafiados(as) a se colocarem nestes casos.

“Atualmente estamos trabalhando com a temática ‘’um sonho sem limites’’, esta experiência didática parte de algo comum a todos: os sonhos. E, esse trabalho é feito com os alunos de 9º das escolas municipais, que vão em breve para o ensino médio e esse trabalho os incentiva a idealizar o curso ou profissão eles gostariam de seguir”, disse Maria do Carmo Bezerra (Carmosa), coordenadora do Departamento do Selo Unicef e Busca Ativa Escolar da Secretaria Municipal de Educação.