Alunos do 2º, 5º e 9º ano da rede municipal de ensino de Eusébio participam da avaliação do Spaece

quarta-feira | 23/03/2022
Nesta terça-feira participaram da avaliação os alunos do 5º ano (Foto: PME/Divulgação)

Os alunos do 2º, 5º e 9º anos da rede municipal de ensino da Prefeitura de Eusébio estão participando da avaliação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE. O programa, criado em 1992 pelo Governo do Estado do Ceará, funciona como avaliação externa em larga escala que verifica as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. Segundo o secretário de Educação do município, Júlio César Alexandre, as informações coletadas a cada avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos.

A avaliação é realizada de forma censitária, tendo como orientação Matrizes de Referência alinhadas com as do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Nesta terça-feira (22), a avaliação foi realizada pelos alunos a 5ª Série das escolas Adelino Bezerra; Guaribas; Cararu; Eduardo Alves Ramos; Elisbão Pio; Erotides Melo Lima; Francisco Tavares de Abreu; Izídio José Campina; Josefa Sá; Lucimar Gomes da Silva; Mario Sales; Mirian Abreu; Moacir Ferreira da Silva; Mundo Encantado da Criança; Otoni Sá; Raul Tavares Cavalcante I; Santa Clara e São Miguel.

Já nessa quarta-feira (23) foi a vez dos alunos dos  9º anos de 15 escolas participarem, foram elas: Das Guaribas, Do Cararu, Eduardo Alves Ramos, Elisbão Pio, Evandro Ayres De Moura, Francisco Tavares De Abreu, Izídio Jose Campina, Joao De Freitas Ramos, Josefa As, Maria De Fatima Façanha Silveira, Mario Sales , Paulo As, Raul Tavares Cavalcante, Santa Clara e São Miguel.

E nesta quinta-feira (24) será a vez dos alunos do 2º ano de.20 escolas, a saber: Adelino Bezerra, Criança Vivendo Feliz Escola, Das Guaribas, Do Cararu, Do Largão, Elisbão Pio, Erotides Melo Lima, Francisco Tavares De Abreu, Izídio Jose Campina, Josefa As, Lucimar Gomes Da Silva, Maria Tavares De Souza, Mario Sales, Miriam Abreu, Mundo Encantado Da Criança, Oscar Feitosa De Paiva, Otoni Sá, Raul Tavares Cavalcante I, Santa Clara e São Miguel.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves o objetivo da aplicação será avaliar o nível de leitura em Língua Portuguesa e o domínio das competências e habilidades esperadas no componente curricular de Matemática dos estudantes.

AS AVALIAÇÕES

O SPAECE-Alfa consiste numa avaliação anual, externa e censitária, para identificar e analisar o nível de proficiência em leitura dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental das escolas da Rede Pública, possibilitando construir um indicador de qualidade sobre a habilidade em leitura de cada aluno, o qual permite estabelecer comparações com os resultados das avaliações realizadas pelos municípios e pelo Governo Federal (Provinha Brasil).

A Avaliação do Ensino Fundamental é realizada nas séries finais de cada etapa do Ensino Fundamental, com a finalidade de diagnosticar o estágio de conhecimento, bem como analisar a evolução do desempenho dos alunos do 5º e 9º anos e os fatores associados a esse desempenho, produzindo informações que possibilitem a definição de ações prioritárias de intervenção na Rede Pública de ensino (estadual e municipal).

O conjunto de informações coletadas por esta avaliação permite montar um quadro sobre os resultados da aprendizagem dos alunos, seus pontos fracos e fortes, e sobre as características dos professores e gestores das escolas estaduais. Em se tratando de uma avaliação de característica longitudinal, possibilita ainda acompanhar o progresso de aprendizagem de cada aluno ao longo do tempo.