AMMA alerta sobre riscos de queimadas durante a “temporada dos ventos”

quarta-feira | 31/07/2019

Começa a partir deste mês de agosto o chamado “período dos ventos” no Ceará e com eles os riscos de incêndios que podem ser ocasionados devido a vegetação seca ou mesmo por alastramentos de queimadas. O tema volta à tona na pauta da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), da Prefeitura Municipal de Eusébio, devido as inúmeras denúncias recebidas pelo setor de fiscalização.

O presidente da AMMA, Celso Rodrigues alerta que a queimada é crime ambiental e os responsáveis podem responder criminalmente pela atividade. “Infelizmente apesar da ação firme da AMMA na fiscalização, muitas pessoas desrespeitam a legislação. Como o Eusébio ainda conta com muitos sítios, os moradores acreditam que a melhor forma de limpar o terreno é utilizando da queimada. Conseguimos reduzir bastante a incidência, mas ainda existem casos isolados”, destaca.

Segundo Celso Rodrigues, em caso de incêndio, o cidadão deve acionar diretamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193, em seguida deve manter contato com a AMMA e denunciar o crime pelos telefones: 3260.3663/ 98154.8322/ 98217.7374.

O prefeito Acilon Gonçalves ressalta que além de prejudicar o meio ambiente, com a poluição do ar e do solo, a queimada causa sérios danos à saúde, entre eles; a intoxicação, inflamação das vias aéreas, inflamação sistêmica e neuroinflamação, disfunção endotelial, coagulação, aterosclerose, alteração do sistema nervoso autônomo, danos de DNA, e até mesmo câncer, entre outros. “O autor da queimada pode ser enquadrado na Lei de Contravenções Penais, no Código Penal e na Lei de Crimes Ambientais. A pena por causar incêndio é de detenção de seis meses a um ano, além de multa”, pontua.