AMMA cria viveiro de mudas e quer ampliar espaços verdes no Eusébio

sexta-feira | 04/01/2019

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Autarquia Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), instalou um viveiro de mudas com o objetivo de tornar o Eusébio uma cidade mais verde, com a arborização dos espaços públicos, praças e vias da cidade. Segundo o presidente da AMMA, Celso Rodrigues, o viveiro de mudas na AMMA tem capacidade de produzir e armazenar 1.000 mudas por mês.

A maior parte do estoque existente hoje no viveiro, é coletado através da compensação de empreendimentos que se instalam no município e necessitam derrubar árvores. Segundo Celso, por cada árvore derrubada, o empreendimento tem que doar três mudas para a reposição da flora do município. O presidente da AMMA destaca que as mudas são de plantas nativas que são fáceis de manejar. Além das vias públicas e praças, os cidadãos também podem ter acesso ao estoque.

Ressalta que, para isso, basta o interessado comparecer a sede da AMMA, que fica na Rua Eduardo Weyne, em frente à Câmara Municipal de Eusébio, levar uma declaração (do próprio punho) de quantas mudas quer plantar em frente à sua casa, para receber as mesmas. Caso seja uma empresa interessada, esta deve enviar um ofício solicitando o número de mudas que deseja cultivar.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que nas cidades, as árvores desempenham um papel muito importante na melhoria da qualidade de vida da população e do meio ambiente. Afirma que entre os benefícios estão o bem-estar psicológico, efeito estético, sombra, proteção contra o vento, diminuição da poluição sonora, redução do impacto da água de chuva, auxílio na diminuição da temperatura e preservação da fauna silvestre. “Mas esse trabalho não pode ser feito de forma aleatória, por isso a gestão pública, através do seu órgão ambiental tomou para si essa responsabilidade de planejar todas etapas de plantio, poda de árvores para tornar nossa cidade uma das mais verdes do Ceará”, asseverou.