AMMA encerra semana do meio ambiente abordando a Coleta Seletiva e o Plano Municipal de Arborização

quarta-feira | 17/06/2020

A Prefeitura de Eusébio, através da Autarquia Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), encerrou, nesta terça-feira (16), a Semana Municipal do Meio Ambiente Sustentável online, que durante nove dias levou à população informações sobre o funcionamento da Autarquia, através de seus vários departamentos e setores, como também informações sobre a Política Ambiental praticada no município. Os temas abordados nesta segunda e terça-feira foram: Coleta Seletiva e Plano Municipal de Arborização.

A coordenadora da Coleta Seletiva da AMMA, Jaíres Lima, destaca que o projeto, além de cuidar do eixo ambiental, cuida do econômico e do social.“Nossos caminhões tem um jingle característico, e quando os moradores escutam já sabem que têm que colocar o material na calçada para ser recolhido. Na implantação do projeto realizamos um amplo trabalho de educação ambiental, onde os moradores recebem o saco de ráfia para colocação do material, um folder explicando o que é reciclável e o que não é, e um imã para marcar os dias da coleta no calendário”, pontuou.

Ela afirma que todo material doado pelos moradores é encaminhado para o Centro de Triagem, no bairro Santa Clara, onde é segregado e pesado pelos catadores e depois beneficiado para ser vendido às empresas de reciclagem. Jaíresressalta que infelizmente muitas pessoas ainda não sabem o que é material reciclado e colocam papel higiênico, fralda descartável e até mesmo máscaras junto com o material, o que prejudica muito o trabalho.

“Para esse momento de coleta seletiva ter continuidade ele precisa de parceiros, por isso quero agradecemos a todos os parceiros, a Prefeitura de Eusébio, a AMMA, a Associação dos Catadores e Catadoras de Eusébio, a empresa Três Corações e a Fundação Alphaville”, disse Jaíres.

O Presidente de AMMA, Túlio Studart destaca que o Sistema de Coleta Seletiva de Eusébio é referência nas regiões Norte e Nordeste, pois é o único que realiza a coleta porta a porta, e não por ecopontos, além disso, hoje, cobre 100% do município. “Estamos trabalhando para melhorar cada vez mais o sistema e para isso contamos com a colaboração e apoio da população. Cada um fazendo sua parte, teremos nosso Eusébio, cada vez mais limpo e com seu meio ambiente preservado,” destacou.

Plano de Arborização

O tema desta terça-feira, da Semana Municipal de Meio Ambiente Sustentável, foi o Plano Municipal de Arborização Urbana. O responsável pelo programa, Eduardo Torres, destacou que o Eusébiotem um dos melhores IDHs do Brasil, portanto uma das melhores qualidades de vida, “Isso atrai aexpansão imobiliária e industrial, muito necessáriastambém, mas implica na supressão de algumas árvores, que fazem falta ao meio ambiente. Mas, o Eusébio está preparado para contornar e melhoraressa situação, favorecendo não só o clima como a paisagem”, afirmou.

Segundo ele, o Plano Municipal de Arborização Urbana se divide em três partes: Primeiro o levantamento da flora e locais de cultivo das plantas, “porque nosso município não tem só um núcleourbano, mas vários e isso cria problemas logísticos,por isso contamos com parcerias público-privadas de forma que o próprio empresariado possaparticipar desse grande movimento que estamos promovendo.”

Em segundo lugar, vem o Manual da Arborização, contendo toda regulamentação e todo regramento para que não haja problemas na instalação das novas árvores com a fiação elétricacom a tubulação, com o assoalho de alguns pisos e de praças e logradouros públicos. “Isso é muito necessário para que as coisas aconteçam na forma planejada”.

E a terceira parte fundamental do plano, segundo ele, é o georreferenciamento dos locais e o plantio, de forma que essa arborização seja distribuída nos locais mais adequados e mais necessários, e que traga maiores benefícios à população, “com isso vamos oferecer ao municípiode Eusébio uma qualidade de vida cada vez maior, atraindo movimentação comercial e fazendo daquium melhor local para se viver e trabalhar,” concluiu.