AMMA realiza arborização na Avenida Parnamirim

terça-feira | 29/12/2020
O Plano Municipal de Arborização prevê a ampliação das áreas verdes no município de Eusébio (Foto: PME/Divulgação)

A Prefeitura Municipal do Eusébio, através da Autarquia Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), dando continuidade ao Plano de Arborização do Município, realizou nesta semana o plantio de árvores e  colocação dos ‘gradis’ de proteção na Avenida Parnamirim, no Centro do Eusébio. Segundo o presidente da AMMA, Túlio Studart, a ação chegará a todas praças e vias do município.

“Temos na AMMA um viveiro com capacidade de produzir mil mudas por mês. Estamos, também, recebendo mudas de compensação de empreendimentos que derrubam árvores. De cada árvore derrubada recebemos três mudas. Portanto, temos estoque para realizar esse trabalho. As mudas são de plantas nativas fáceis de manejar. Queremos, com isso, consolidar nosso município como um dos que mais preserva o meio ambiente na Região Metropolitana e para isso contamos com o apoio da população”, pontuou.

A ampliação das áreas verdes no município consta no Plano Municipal de Arborização. O Plano prevê o levantamento da flora e locais de cultivo das plantas e traz o Manual da Arborização, contendo toda regulamentação e todo regramento para que não haja problemas na instalação das novas árvores em praças e logradouros públicos. Além disso, prevê o georreferenciamento dos locais e o plantio, de forma que a arborização seja distribuída nos locais mais adequados e mais necessários.

A coordenadora de Departamento de Educação Ambiental, Stela Barros, pontua que o Programa Municipal de Arborização é uma ação que credencia o município para receber a Certificação do Selo Município Verde, renovado anualmente pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, e como é uma política de governo deverá ter continuidade.

O Prefeito Acilon Gonçalves lembra que os cidadãos eusebienses podem ter acesso às mudas junto a AMMA para plantio em seus jardins e quintais. “É só comparecer a AMMA e preencher uma ficha de cadastro e uma declaração do recebimento das mudas, se comprometendo a plantar e cuidar das mesmas. As empresas situadas no município também podem solicitar as plantas através de um ofício.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3260 3615