Ampliação da coleta seletiva chega ao Pires Façanha

quarta-feira | 23/10/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), está realizando a ampliação do sistema de coleta seletiva no bairro Pires Façanha. A equipe do Departamento de Coleta Seletiva concluiu nesta terça-feira (22) a ação no bairro Guaribas. A visita de casa em casa consiste em orientar a população sobre as vantagens da separação dos recicláveis e sobre o trabalho de coleta que vem beneficiando os catadores do município.

O trabalho no Pires Façanha acontece até sexta-feira (25). A ação está sendo realizada pela equipe técnica do Departamento de Coleta Seletiva e participação de 30 alunos da Escola de Promoção da Vida, que estão estagiando como agentes jovens ambientais em dois turnos. Segundo a coordenadora do Departamento de Coleta Seletiva, Jaíres Lima, após o trabalho no Pires do Façanha restam ainda três bairros para concluir a ampliação do sistema no município: Olho D’água (28 a 31 de outubro); Timbú (07 a 15 novembro) e Encantada (18 a 29 novembro).

Paralelo a esse trabalho a AMMA está realizando a implantação da coleta seletiva na administração pública. Nesta terça-feira, a coleta seletiva foi implantada na Secretaria de Obras e Serviços Públicos e no Almoxarifado. Cada sala dos órgãos receberam um recipiente para a colocação dos resíduos recicláveis. Até o momento, foi implantado o sistema em seis órgãos e em 13 escolas. Segundo o presidente da AMMA, Túlio Holanda, o objetivo é atender todas as secretarias, autarquias, escolas, postos de saúde e demais equipamentos com esse sistema de coleta seletiva.

O cronograma de coleta seletiva nos bairros é o seguinte:  Centro, Lagoinha I, Lagoinha II, Coité e Tamatanduba (segunda-feira);  Parque Havaí, Urucunema, Autódromo e Novo Portugal (terça-feira);  Mangabeira, Precabura, Cararu e Quadras (quarta-feira); Jabuti e Coaçu (quinta-feira) e Santo Antônio e Santa Clara (sexta-feira). A coleta acontece pela manhã de 8 às 12 horas e a tarde de 13 às 17 horas. Segundo Túlio Holanda, os condomínios e empresas que queiram participar devem entrar em contato com a AMMA através do telefone 985898066. O Prefeito Acilon Gonçalves pontua que com a inclusão de Guaribas, Pires Façanha, Olho D’água, Timbu e Encantada, mais 5.740 habitantes serão beneficiados com a coleta seletiva. “A previsão é que nesses cinco bairros sejam coletados mais de 7,5 mil quilos. Até o final do ano estaremos com 100% do município sendo beneficiado com o sistema que vem proporcionando a melhoria da qualidade de vida dos catadores, e proporcionando um meio ambiente saudável”, concluiu.