AMT recebe melhorias para otimizar o controle e fiscalização do trânsito no Eusébio

sexta-feira | 30/06/2017

Com o objetivo de otimizar o controle e a fiscalização do trânsito no município, a Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), da Prefeitura de Eusébio, está em novo endereço (Avenida Eusébio de Queiroz, 5355, Centro), mais amplo, com condições ideais para o atendimento dos cidadãos. Com o mesmo propósito, a Autarquia conta com três viaturas e quatro motos para as ações de fiscalização e patrulhamento das ruas. Os funcionários do administrativo, agentes de trânsito e os de sinalização e operação estão com novo fardamento.

Segundo o presidente da Autarquia, Ocleilson Lima a AMT trabalha com foco na prevenção dando orientações sobre o uso do capacete por motociclistas e o cinto de segurança. A atuação também é direcionada para a fiscalização, com realização de operações de saturação com apoio das Guarda Municipal, Ronda do Quarteirão, Policia Militar e Polícia Civil, com o intuito de reduzir a violência no trânsito.

Outra área de atuação da AMT é a sinalização das ruas do município. O trabalho já vem sendo realizado há dois anos, com pintura de faixas e sinalização horizontal, fixação de placas e revitalização de sinalizações já existentes. Atualmente os trabalhos estão concentrados nos bairros Parque Havaí e Lagoinha.

A AMT trabalha ainda no controle e fiscalização do TRUE – Transporte Regular Urbano do Eusébio, e nas áreas: de Educação de Trânsito; Controle e Análise de Estatística de Trânsito; Transporte Alternativo e conta com uma Junta de Recursos de Infração (JARI), onde os usuários podem recorrer de possíveis multas aplicadas.

O Prefeito Acilon Gonçalves destaca que a AMT atua para possibilitar aos cidadãos, condições seguras de transitar na cidade. Destaca que o trabalho inclui obras de engenharia, ordenação do fluxo de veículos e pedestres, regulamentação de estacionamentos e programas de educação. Os resultados, segundo ele, são menos acidentes, mortes, feridos e menos gastos com saúde pública. “A ideia é preservar vidas e reduzir o alto custo que a saúde pública arca com a violência no trânsito”, afirmou o chefe da municipalidade eusebiense.

Acilon observa que com o crescimento do município, a frota de veículos também sido ampliada. “Para atender a demanda, precisamos de um órgão organizado e estruturado” relatou. Atualmente o Eusébio conta com 22.098 veículos licenciados, sendo: 9.741 automóveis; 386 tratores; 1.631 caminhões; 2.010 caminhonetes; 815 caminhonetas; 81 microônibus; 5.665 motocicletas; 120 motonetas; 96 onibus; 441 reboques; 450 S. Reboque, 597 utilitários e 75 outros.